Para a ABP, a cena trouxe uma narrativa “estigmatizada e preconceituosa” sobre o uso da Eletroconvulsoterapia (ECT), indicada para tratamento de transtornos psiquiátricos graves, que não apresentem respostas aos medicamentos disponíveis e demais terapias.
A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) não gostou nada do que viu na novela “O Outro Lado do Paraíso”, da Rede Globo. A entidade divulgou uma nota de repúdio, depois de cenas veiculadas na terça-feira (21), nas quais Clara (Bianca Bin) foi internada pela ex-sogra Sophia (Marieta Severo), em um manicômio onde sofreu em uma máquina de eletrochoques.
Para a ABP, a cena trouxe uma narrativa “estigmatizada e preconceituosa” sobre o uso da ECT (Eletroconvulsoterapia). De acordo com a associação, o procedimento é seguro e indicado para o tratamento de transtornos psiquiátricos graves, que põem em risco a integridade do paciente. A ECT só é recomendada aos pacientes que não apresentem respostas aos medicamentos disponíveis e demais terapias.
A associação também explica que, diferentemente do apresentado na novela, a eletroconvulsão só é realizada em pacientes anestesiados, usando uma baixa corrente elétrica por cerca de 30 minutos. “A técnica é eficaz e segura e seu sucesso terapêutico é destacado por múltiplos estudos relacionados ao tema, publicados em periódicos de grande destaque científico”, diz a nota.
TEXTO ORIGINAL DE REVISTA FÓRUM
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…