DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Cada vez mais pessoas se declaram “abrossexuais”; entenda o que isso significa

Nos últimos anos, a abrossexualidade, uma orientação caracterizada por atrações fluidas e mutáveis, tem ganhado mais visibilidade e reconhecimento. Pessoas ao redor do mundo estão compartilhando suas experiências e desmistificando o que é ser abrossexual. Especialistas explicam que a abrossexualidade representa uma forma dinâmica de sexualidade, onde a atração por diferentes gêneros pode mudar ao longo do tempo – em questão de horas, dias, ou até mesmo anos.

Uma pessoa abrossexual pode se sentir atraída por um gênero específico em determinado período, por vários gêneros em outro, ou até mesmo vivenciar períodos de pouca ou nenhuma atração. Essa fluidez é o que distingue a abrossexualidade de outras orientações, como a bissexualidade e a pansexualidade, que envolvem atração por múltiplos gêneros, mas sem a característica de mudança constante.

A jornalista inglesa Emma Flint, de compartilhou sua jornada em um artigo para o Metro, revelando que levou três décadas para entender sua identidade. “Certo dia, eu me senti como lésbica, mas dias ou semanas depois, me senti mais alinhada com a bissexualidade. Minha sexualidade era fluida”, disse Flint. Ela só descobriu o termo abrossexualidade aos 30 anos, e essa compreensão trouxe clareza e alívio: “Antes disso, eu me sentia perdida, como se estivesse à deriva no mar. Sentia que estava traindo minha identidade ao mudar tanto ao conversar com familiares e amigos.”

O aumento da visibilidade da abrossexualidade também reflete um interesse crescente em ampliar o entendimento sobre a complexidade da sexualidade humana. Em 2021, Michelle Visage, jurada de RuPaul’s Drag Race, deu apoio ao tema ao compartilhar a bandeira abrossexual nas redes sociais. A bandeira, criada no Tumblr em 2013, tem cinco listras nas cores verde escuro, verde claro, branco, rosa claro e rosa escuro.

Embora algumas pessoas possam confundir a abrossexualidade com outras orientações, como a pansexualidade, especialistas destacam que o diferencial está na característica fluida das atrações. Na abrossexualidade, as atrações e os sentimentos por diferentes gêneros podem mudar com o tempo, com cada pessoa experimentando um padrão único de mudanças. Esse entendimento oferece a muitos um sentimento de validação e pertencimento. “Finalmente, senti que minha experiência fazia sentido”, afirmou Flint. A inclusão de diferentes orientações no vocabulário público, como a abrossexualidade, amplia o entendimento sobre a diversidade sexual e reforça a importância de reconhecer a pluralidade de experiências na sexualidade humana.

@zoebriskey

♬ Cigarettes at the Citgo – Zoe Briskey

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Demorou dois anos pra estrear — e bastou uma semana na Netflix pra virar sensação nacional

Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…

4 dias ago

Essa produção da Netflix tem menos de 90 minutos — e vai bagunçar sua cabeça por dias

Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…

4 dias ago

Parece só mais um drama comum… até você perceber que está emocionalmente destruída no último episódio (imperdível)

Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…

4 dias ago

Estado psicológico de um time: você precisa checá-lo antes de uma aposta?

Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…

1 semana ago

Nova série sobre Bolaños expõe que o criador de Chaves “não era um santo”, diz diretor

Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…

2 semanas ago

Desviar o olhar é mentira, vergonha ou timidez? Psicólogos revelam o que isso indica

Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…

2 semanas ago