DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Capacetes para pacientes com Covid-19 pode substituir respiradores e proteger médicos

A crise causada pelo coronavírus não será superada até que seja descoberta uma vacina que possa ser distribuída em todo o mundo.

Até que isso aconteça, as únicas precauções que podemos tomar para evitar o contágio são permanecer em nossas casas e reduzir ao máximo qualquer interação social.

E embora quarentenas e distanciamento social tenham se mostrado a medida mais eficaz para impedir a propagação da doença na população, há pessoas que simplesmente não podem praticá-la.

É o caso de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que devem enfrentar a doença frente a frente enquanto cuidam de pacientes infectados, colocando em risco suas vidas e as de suas famílias.

Pixabay.

E foi justamente pensando na situação de risco dos profissionais de saúde durante o cumprimento do seu ofício que um grupo de empresários argentinos criou uma possível solução para esse problema que, além disso ainda pode eliminar a necessidade de usar respiradores mecânicos caros para tratar pacientes com coronavírus.

A invenção consiste em um capacete que isola os infectados, fornece oxigênio e ao mesmo tempo protege os profissionais de saúde que cuidam de sua saúde.

Esses capacetes são semelhantes a um traje de mergulho, transparente e que permitem a injeção de oxigênio a uma pressão mais alta, o que gera um efeito benéfico nos alvéolos pulmonares, que em muitos casos colapsam devido ao efeito do COVID-19, explicou Marcos Ledesma, otorrinolaringologista e um dos proprietários da Ecleris, empresa que desenvolveu o capacete.

“Os capacetes impedem a propagação do vírus pelo ar expirado pelo paciente, pois eles têm um filtro viral e bacteriológico”, afirmou.

Pixabay.

O capacete para ventilação não invasiva “permite evitar entre 30% e 60% da tubulação do paciente, liberando o uso de respiradores mecânicos, um dos suprimentos médicos mais em falta nessa pandemia”, acrescentou Ledesma.

“Uma vez que é realizada a triagem do paciente, é determinado, de acordo com sua condição de saúde, se ele pode ir para casa ou ir para terapia intensiva. Também existe um estágio intermediário, onde é possível usar o capacete, que permite que o paciente tenha a oportunidade de se salvar sem ser intubado, além de não contaminar o pessoal”, afirmou o criador.

“É por isso que acreditamos que é uma alternativa válida e muito atraente a ser considerada no momento”, afirmou Ledesma.

CGTN

O chamado “Helmet Ecleris” já foi aprovado pelas autoridades de saúde da Argentina e pode ser usado em menos de duas semanas para tratar pacientes com COVID-19 daquele país, que ainda está no meio do combate à doença e aguarda o “pico” de infecções durante julho.

Até que uma vacina seja descoberta, soluções como essa são ideais para proteger as pessoas que cuidam de nós durante a pandemia. Eles merecem fazer seu trabalho com segurança.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Foto destacada: Reprodução/El Clarin.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

O que realmente acontece quando um passageiro morre durante um cruzeiro internacional no mar

Navios de cruzeiro funcionam como pequenas cidades: têm equipe médica, procedimentos claros e uma logística…

12 horas ago

Relação com 16 anos de diferença marca novo e polêmico filme de Anne Hathaway no streaming – veja o trailer

Em vez de apostar no clichê do “amor perfeito”, Uma Ideia de Você coloca no…

12 horas ago

Por que as baleias azuis estão ficando em silêncio e o que isso tem a ver com o futuro da humanidade

Quando o maior animal do planeta passa a cantar menos, algo saiu do eixo. Microfones…

13 horas ago

Você não vai acreditar por quanto as ‘canetas emagrecedoras’ agora estão sendo vendidas no Brasil

As chamadas “canetas emagrecedoras” acabam de ganhar uma versão 100% produzida no Brasil e já…

1 dia ago

O caso real tão chocante que virou um dos filmes mais perturbadores da Netflix

Entre as produções inspiradas em crimes reais, poucas conseguem ser tão perturbadoras quanto “3096 Dias…

1 dia ago

A estreia da Netflix que promete risadas, romance… e um final de cortar o coração

Tem produção nova no catálogo que anda fisgando quem gosta de romance com humor e…

1 dia ago