saúde

Coma bem em casa: substituições saudáveis para seus fast foods favoritos

Fast foods costumam ter um sabor irresistível, mas, muitas vezes, vêm carregados de calorias e ingredientes que não fazem tão bem para a saúde.

A boa notícia é que dá para preparar versões mais leves e saudáveis dos seus pratos favoritos, e o melhor: sem abrir mão do sabor! Para te ajudar nesta missão, será necessário ter bons equipamentos de cozinha, como liquidificador e airfryer, por exemplo. A seguir, conheça algumas substituições que vão te ajudar a comer bem em casa, sem aquela culpa.

1. Hambúrguer saudável

Se você adora um hambúrguer, mas quer evitar as calorias extras e os ingredientes processados, a solução é fazer uma versão caseira mais leve. Comece substituindo o pão tradicional por opções integrais ou de fermentação natural, que têm mais fibras e são mais nutritivas.

Agora, a estrela do prato: o hambúrguer! Em vez de carne processada, faça seu próprio hambúrguer com carne magra, como frango ou patinho, ou opte por uma versão vegetariana, usando grão-de-bico, lentilhas ou quinoa. Além de delicioso,  fica supernutritivo e cheio de sabor.

Dica de preparo: grelhe o hambúrguer em vez de fritar. Assim, você reduz a quantidade de gordura e deixa o prato mais leve, mas ainda suculento.

2. Batata assada

Quem resiste a uma boa batata frita, não é verdade? Mas, vamos combinar, fritar não é a melhor opção se a ideia é manter uma alimentação mais equilibrada. A boa notícia é que dá para fazer batatas assadas que ficam crocantes e deliciosas, com bem menos gordura.

Corte as batatas (pode ser a batata-doce, que é ainda mais nutritiva) em palitos, tempere com azeite, sal, páprica e ervas e leve ao forno até ficarem douradinhas. Se quiser, use uma air fryer para um resultado ainda mais rápido e crocante.

Dica extra: para variar, tente fazer o mesmo processo com mandioquinha, abobrinha ou cenoura. Fica uma delícia e traz diferentes sabores para o prato.

3. Pizza fit

A pizza é aquele prato que todo mundo ama, mas a massa tradicional e os ingredientes supercalóricos podem ser um desafio para quem quer manter a linha. A boa notícia é que você pode criar uma pizza saudável em casa com ingredientes frescos e nutritivos.

Troque a massa tradicional por uma opção mais leve, como a massa de farinha integral ou até de legumes (a massa de couve-flor é uma ótima alternativa!).

Para o recheio, prefira um molho caseiro de tomate, com pouco ou nenhum açúcar, e capriche nos ingredientes frescos: cogumelos, espinafre, tomate, cebola e, claro, um pouco de queijo magro ou versões vegetais.

Dica de preparo: asse a massa até ficar crocante e adicione os ingredientes só no final, assim você evita que o recheio fique aguado e garante aquela crocância irresistível.

4. Sanduíche natural

Se você é fã de lanches rápidos, uma ótima substituição saudável é o sanduíche natural. Em vez de pães refinados, opte por pão integral ou até wraps de folha de couve ou alface.

Recheie com proteínas magras, como frango desfiado, atum ou ovos, e capriche nos vegetais frescos, como alface, cenoura ralada, tomate e pepino.

Para o toque final, troque os molhos industrializados por opções caseiras, como um creme de abacate com limão ou iogurte temperado com ervas. O sabor fica incrível e você evita os conservantes e açúcares escondidos nos molhos prontos.

5. Nuggets caseiros

Os nuggets de fast food podem parecer inofensivos, mas muitas vezes são cheios de ingredientes processados.

Para matar a vontade sem culpa, faça sua própria versão em casa, usando peito de frango ou até legumes como couve-flor e brócolis. Empane com aveia ou farinha integral e asse no forno ou na airfryer.

O resultado é um nugget crocante e saudável, sem fritura e com ingredientes que você conhece.

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Demorou dois anos pra estrear — e bastou uma semana na Netflix pra virar sensação nacional

Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…

4 dias ago

Essa produção da Netflix tem menos de 90 minutos — e vai bagunçar sua cabeça por dias

Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…

4 dias ago

Parece só mais um drama comum… até você perceber que está emocionalmente destruída no último episódio (imperdível)

Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…

4 dias ago

Estado psicológico de um time: você precisa checá-lo antes de uma aposta?

Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…

1 semana ago

Nova série sobre Bolaños expõe que o criador de Chaves “não era um santo”, diz diretor

Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…

2 semanas ago

Desviar o olhar é mentira, vergonha ou timidez? Psicólogos revelam o que isso indica

Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…

2 semanas ago