Depressão

Como a depressão pode afetar um relacionamento?

Em boa parte dos casos de depressão, a pessoa diagnosticada sente que está lutando sozinha, muito sozinha, contra um mal gigantesco. Mas e quando há outra pessoa do lado para ajudar a superar as pequenas dificuldades do dia a dia e o próprio sofrimento como um todo? Algo pode ser diferente? A depressão ajuda ou atrapalha um relacionamento amoroso?

Com estes (e muitos outros questionamentos em mente), uma equipe de três pesquisadores da Universidade de Illinois em Urbana-Campaign colheu histórias e relatos de 135 casais que tinham, pelo menos, um dos amantes enfrentando ou tendo superado um quadro de depressão. Os entrevistados tinham entre 20 e 83 anos e estavam juntos entre seis meses e 46 anos.

Os cientistas publicaram alguns dos trechos dos depoimentos que colheram na revista BPS Research Digest. Abaixo, você pode conferir alguns relatos francos — um parceiro não pôde ler o que o outro escreveu — sobre a luta contra a depressão e como ela afeta o amor. A maior parte dos comentários é otimista e mostra muita compreensão entre os enamorados.

— Depoimento do marido de uma mulher que tem depressão nervosa: “Com frequência, tenho fortes sentimentos de compaixão e vontade de ajudar a minha esposa. Também sinto muito contentamento e satisfação quando consigo ajudá-la a se sentir melhor”.

— Depoimento de uma esposa sobre sua depressão nervosa e sobre sua relação com o marido, que tem depressão de transtorno bipolar: “Meu marido é muito compreensivo, porque nós dois sofremos com a depressão. Nosso amor nos ajuda a lidar melhor com as coisas, já que entendemos as recaídas e os problemas de cada um”.

— Depoimento de um homem de 27 anos que sofre de distimia (depressão leve crônica) e namora uma moça que não tem transtornos psicológicos: “Entre nós, sentimentos ruins levam a discussões sobre os motivos da tristeza que me abate e o que podemos fazer para melhorar a situação. Isso tira algum tempo que perderíamos com atividades mais românticas, mas trabalhar a tristeza com seu parceiro estreita a conexão e a relação entre o casal”.

— Depoimento de uma mulher com depressão nervosa e um marido com depressão e transtorno bipolar: “Durante minhas crises, sinto uma conexão grande com meu marido, como nunca tive antes, porque nós entendemos como é difícil as situações pelas quais temos que passar com frequência”.

*Com supervisão de Nathan Fernandes

TEXTO ORIGINAL DE REVISTA GALILEU

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Apostas na Copa Sul-americana 2025

A Copa Sul-Americana foi criada em 2002, passando por muitos formatos até chegar ao atual.…

17 horas ago

“Qual é a pergunta mais feita na internet?” Descubra o que o mundo mais quer saber com um clique

Com bilhões de buscas por dia, o Google revela o que realmente tira o sono…

18 horas ago

Vídeo mostra como coçar os olhos é algo terrível e deve ser evitado a todo custo

"Coçar os olhos pode causar danos permanentes, alertam especialistas"

7 dias ago

Como Resolver Tarefas Administrativas Sem Complicar Sua Rotina

Imagem de daha3131053 por pixabay.com Quem trabalha por conta própria, gerencia um pequeno negócio ou…

1 semana ago

Pessoas que sofrem depressão usam estas palavras com mais frequência

Um estudo publicado na revista científica Clinical Psychological Science revela que pode haver uma maneira…

2 semanas ago

Regulamentação de jogos de azar no Brasil: como as novas leis afetam o mercado e os jogadores

Descubra por que o mercado brasileiro de jogos virtuais é tão popular, como ele está…

3 semanas ago