COLABORADORES

Como entender e evitar as energias negativas: exercício ao nosso equilíbrio emocional.

As energias negativas são aquelas vibrações que abalam o nosso equilíbrio emocional e a paz interior. Elas estão em todos os lugares: nas ruas, no trabalho, nas famílias e nas escolas, onde se dissemina o seu poder tóxico de maneira individual ou coletiva.

Essas energias interferem nos aspectos emocionais, espirituais, físicos e mentais, bloqueando a nossa tranquilidade e produzindo sensações de irritação, tensão, angústia, ansiedade e desequilíbrio, pairando uma névoa de desassossego.

Nós, seres humanos, possuímos uma poderosa sensibilidade de absorver movimentos negativos externos ou internos, que convertem as más energias em sentimentos de desânimo, amargura, hostilidade, impotência e assim por diante.

É necessário entender como atuam as energias negativas, sobretudo, para impedir que elas pautem a nossa vida. Por isso, temos que observar com atenção à energia das pessoas ao nosso redor, identificando as peculiaridades de criaturas tóxicas, que são em geral: mal-humoradas, mal-intencionadas, mal-educadas e mal-amadas.

O melhor modo minimizar as energias negativas em nossa vida é exercitar o controle total dos nossos pensamentos e ações, ou seja, da nossa capacidade de enfrentar obstáculos e ter domínio dos nossos sentimentos e reações, perante os ambientes ou pessoas negativas. Existem maneiras de nos proteger, vamos citar cinco estratégias importantes:

  1. A mentalidade positiva. É o melhor jeito de afastar as más energias, bem como ter o controle do momento, que pode ser uma tática fundamental, para não se contaminar com as energias negativas.
  1. Ser empático. Mostrar que as neuroses dos ambientes ou de pessoas negativas não nos trazem receios, porque podemos mudar a direção da conversa, apontando que é possível apresentar alternativas para situações ruins.
  1. Observe os ambientes.  Principalmente, os humores nervosos. Diga educadamente o que necessita de fato para resolver os problemas e se as pessoas ficarem emburradas, mesmo assim precisamos manter a tranquilidade, não cedendo às energias negativas.
  1. Não insista naquilo que não se pode mudar. Existem pessoas e ambientes que adoecem a saúde mental de todos, mas não querem buscar ajuda. Devemos ficar bem longe disso, visto que esse mundo não nos pertence.
  1. No mundo existe luz e treva. Somos livres para escolher as pessoas que nos cercam e por primazia tenham ideias parecidas com as nossas e trilhem caminhos de luz. Pessoas e locais que nutrem energias negativas foram absorvidas pelas trevas, levando ao adoecimento mental, emocional e físico.

Enfim, o exercício do nosso equilíbrio emocional perante tais situações também fortalecerá a nossa espiritualidade, a fim não dar espaço em nossas vidas às más energias. Como disse o escritor Márcio Souza: “Relacionar ou conviver com pessoas carregadas de energias negativas, pessimistas e cheias de problemas, corremos o risco de nos contaminar com os efeitos radioativos”.

Imagem de capa: Shutterstock/siam.pukkato

Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

Após cirurgia, ‘Homem Dobrado’ finalmente consegue ficar ereto e ter ‘vida normal’

"Estou imensamente grato por poder finalmente dormir deitado", disse o homem.

15 horas ago

Mulher é presa após usar diploma de psicologia falso para atender crianças com autismo

Segundo a Polícia, a mulher pagou R$ 5 mil em um diploma falso de psicologia,…

17 horas ago

Nova série do criador de Peaky Blinders já está disponível no streaming

A aguardada nova série estrelada pela vencedora do Emmy Elisabeth Moss chegou ao streaming nesta…

2 dias ago

É crescente o número de mulheres que aderem à abstinência de homens

“Estamos nos libertando dessa falsa obrigação de ter ao lado um marido ou um namorado.…

2 dias ago

Polícia Civil investiga incêndio que causou morte de psicóloga em MG

A psicóloga Rita de Cássia Almeida, de 53 anos, foi encontrada pela equipe de bombeiros…

3 dias ago

Maíra Cardi se defende de críticas por permitir que a filha chame o padrasto de pai

"É natural que ela tenha uma outra referência masculina", afirmou a influenciadora.

3 dias ago