COLABORADORES

Comunicação – Não é o que você falou, mas como falou

Você já parou para pensar em como tem se comunicado com as pessoas à sua volta? Existe uma frase muito pronunciada pelas pessoas, e que eu gosto bastante, ela carrega em si muita verdade: “Não é o que você falou, mas como você falou”. Essa frase nos faz pensar sobre todo o movimento da comunicação, todo o seu percurso e a percepção e subjetividade humana, pois quando falamos algo para uma pessoa estamos emitindo mensagens, sejam elas explícitas, implícitas ou de duplo vínculo.

Quantas vezes você conversou com alguém ou teve determinada atitude, e nessas situações foi muito sincera (o) e acredita que não poderia ter se expressado de maneira melhor, porém a outra pessoa entendeu o que você disse ou as suas atitudes de maneira totalmente equivocada?

Muitas vezes isso aconteceu comigo, mas por que será que isso acontece?

Isto acontece porque mesmo quando conversamos com alguém e enviamos mensagens explícitas o outro vai entender o que ele quer, e vai ouvir o que quer, pois cada um de nós possui uma percepção e subjetividade, para ficar mais claro: cada um de nós possui o seu mundo interno, os seus gostos, desejos, anseios, história de vida e enxerga o mundo e as pessoas à sua maneira.

Grandes dificuldades de relacionamento, também são dificuldades de comunicação e para que a comunicação seja eficiente é preciso ouvir, algo que requer empenho, dedicação e interesse no outro, e convenhamos poucos sabem ouvir.

Mas, retomando o nosso raciocínio, existe uma linguagem verbal e não verbal e nós mandamos mensagens das duas maneiras, porém quem emite a mensagem não verbal não se dá conta, não tem consciência dela. Por exemplo: Uma namorada que diz para o seu namorado que o ama muito e que nunca irá deixá-lo, porém as suas atitudes e gestos demonstram o contrário, existe aí uma incongruência entre as mensagens verbais e não verbais.

E é muito comum que este modelo de comunicação possua em uma família um membro esquizofrênico, porque na comunicação de duplo vínculo existe emissão de mensagens de sim e não o tempo inteiro.

Imagem de capa: Shutterstock/Antonio Guillem

Juliana Capelli

Psicóloga , CRP 06/126531 , formada em 2014 pela Universidade Paulista. Acredita que a sua missão como Psicóloga é criar possibilidades voltadas à promoção de conhecimento, e recursos de enfrentamento; de uma maneira colaborativa e humanizada. Sempre auxiliando as pessoas à reconhecerem as suas próprias possibilidades, se conhecerem melhor e qualificar as relações e vínculos que estabelecem diariamente, seja no âmbito familiar, profissional, ou até mesmo acadêmico.

Recent Posts

‘Esquerdogata’ é investigada por mais de 100 atestados após prisão polêmica em blitz com PMs

🧨 Escândalo em Ribeirão Preto: influenciadora “Esquerdogata” vira alvo de investigação pesada da prefeitura

3 dias ago

Ela foi internada à força pela própria família — e o que veio depois virou um dos filmes mais polêmicos da Argentina

🔍 A história real que inspirou ‘27 Noites’ é ainda mais chocante do que o…

3 dias ago

Baseado em fatos: Ela jamais imaginou que o homem que a criou fosse um dos serial killers mais temidos da história

😱 Ela achava que tinha o pai perfeito… até descobrir quem ele realmente era.

3 dias ago

A produção que parece filme: Anthony Hopkins estrela épico de gladiadores que já está no Brasil

Você ainda não viu nada igual: Anthony Hopkins em série de gladiadores com escala de…

5 dias ago

Você usa sal rosa? Anvisa identifica falha grave em sal do Himalaia — veja os lotes proibidos

Investigação da Anvisa derruba venda de sal do Himalaia moído — saiba se o seu…

5 dias ago

Após perder 75kg, Thaís Carla surge irreconhecível e chama atenção no Baile de Halloween da Sephora

“Nem parece a mesma!” — Thaís Carla surpreende com transformação após perder 75kg

5 dias ago