Delegado humilha e prende médico que lhe recusou atendimento prioritário

Na última quinta-feira (27), o médico Fábio Marlon Martins França foi detido arbitrariamente após se negar a atender um delegado que queria furar fila na cidade de Cavalcante, no interior de Goiás.

O profissional foi liberado em audiência de custódia e, em declaração à imprensa, fez um honesto desabafo sobre o epispódio.

“Eu acho que qualquer um na minha situação não aceitaria ser preso ilegalmente. Foi um excesso, foi um abuso, foi humilhante”, disse ele, que afirmou ainda ter pensado em se mudar de cidade após o constrangimento.

Segundo a Polícia Civil, o médico foi preso por exercício ilegal da medicina, desacato e lesão corporal. Fábio, no entanto, tem permissão para atuar na medicina.

O médico relata que o delegado Alex Rodrigues da Silva queria ser atendido como prioridade após testar positivo para covid-19. O profissional de saúde se negou a atendê-lo antes dos demais pacientes, o que fez surgir uma discussão. Algum tempo depois, o delegado retornou ao posto de saúde acompanhando de agentes e prendeu Fábio. Várias pessoas aguardavam atendimento médico no momento da prisão.

A justiça avaliou que o profissional de saúde, que integra o Programa Mais Médicos, tem autorização para exercer a profissão normalmente. O juiz Fernando Oliveira Samuel afirmou ainda que “nada justifica no caso a condução coercitiva do profissional de saúde no momento que estava a atender o público” e que, “ao que parece, o delegado pode realmente ter abusado de suas funções públicas”.

“Todos têm que ser igual. Não é porque a pessoa tem um cargo melhor que vai passar por cima de pessoas que estão ali querendo atendimento, esperando sua vez. Isso eu não vou aceitar jamais. Se esse é o preço para eu cumprir, que me prenda novamente”, disse Fábio.

Por meio de uma nota, a Polícia Civil tentou defender o delegado. “Desconfiando da maneira como o médico estava fazendo os atendimentos, o delegado fez levantamentos técnicos acerca do registro profissional do suposto médico, Fábio França, e constatou que o registro do médico junto ao Conselho Regional de Medicina de Goiás estava cancelado”.

A justificativa oferecida pela Polícia Civil não se sustenta, pois o profissional integra o Programa Mais Médicos e tem contrato válido até novembro deste ano. Ou seja, Fábio Marlon não precisa de um registro no Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego).

O Cremego e o Ministério da Saúde confirmaram que não há nenhuma irregularidade na atuação profissional de Fábio. Ainda segundo o conselho, é direito e dever de cada médico concluir o atendimento em andamento antes de iniciar um novo e que uma consulta só pode ser interrompida em casos de emergência.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Pragmatismo Político.
Fotos: Reprodução.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Demorou dois anos pra estrear — e bastou uma semana na Netflix pra virar sensação nacional

Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…

5 dias ago

Essa produção da Netflix tem menos de 90 minutos — e vai bagunçar sua cabeça por dias

Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…

5 dias ago

Parece só mais um drama comum… até você perceber que está emocionalmente destruída no último episódio (imperdível)

Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…

5 dias ago

Estado psicológico de um time: você precisa checá-lo antes de uma aposta?

Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…

2 semanas ago

Nova série sobre Bolaños expõe que o criador de Chaves “não era um santo”, diz diretor

Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…

2 semanas ago

Desviar o olhar é mentira, vergonha ou timidez? Psicólogos revelam o que isso indica

Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…

2 semanas ago