COMPORTAMENTO

Designer cria bonecos terapêuticos para crianças que carregam traumas emocionais

Baseada na ideia de que brincar é a linguagem universal das crianças, a designer israelense Yaara Nusboim criou brinquedos de madeira terapêuticos que podem auxiliar os pequenos que estão lidando com traumas emocionais.

Batizados de Alma Dolls, os seis bonecos que fazem parte da coleção representam emoções diferentes: amor, medo, dor, vazio, raiva e segurança. O desenvolvimento das peças foi realizado em parceria com psicólogos infantis e deverão ser utilizados em terapias que apostam na Técnica do Brincar.

O método, criado em 1930 pela psicanalista austríaca Melania Klein, consiste em encorajar as crianças a trabalhar suas experiências por meio da brincadeira, ao invés da conversação, enquanto são guiadas ou supervisiosadas por um especialista que observando suas escolhas, compreende o estado emocional e mental do paciente.

Apesar desta ser uma técnica comum na psicologia pediátrica, Nusboim descobriu que normalmente ela é aplicada com uso de brinquedos comuns, ao invés de itens desenvolvidos especialmente para o método. Para solucionar o problema, a designer trabalhou com sete psicólogos infantis e diferentes crianças, ao longo de um ano, para criar os bonecos que verdadeiramente contribuíssem para o próposito.

O grande desafio foi desenvolver peças atraentes para a brincadeira, ao mesmo tempo que fossem abstratas o suficiente para permitir que as crianças projetem seus sentimentos e pensamentos nelas.

Os brinquedos são criados a partir de madeira polida, um material quente e suave que contrasta com os detalhes de silicone coloridos e com texturas divertidas. A boneca do Amor, por exemplo, consiste em duas esferas, uma menor empilhada em cima de uma maior, separada por uma gola rosa suave. De acordo com a criadora, representa o desejo de um abraço.

Enquanto isso, a Raiva é expressa através de uma forma pequena e comprimida para sugerir raiva engarrafada, com espinhos de silicone vermelhos saindo do corpo como se estivesse implorando para ser liberado. Esse contraste de materiais busca ajudar as crianças a entender que elas, como as bonecas, são compostas de experiências positivas e negativas e que não há nada de errado nisso.

Os bonecos são inesperadamente pesados, o que desperta sensação de estabilidade, enquanto a parte flexível é projetada para promover toque e carinho, para que a criança sinta uma proximidade com o brinquedo. Nusboim fabrica cada boneca sozinha – cortando e gravando a madeira usando um torno e fresadora, antes da impressão 3D do silicone.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Casa Vogue.
Fotos: Divulgação.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Estado psicológico de um time: você precisa checá-lo antes de uma aposta?

Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…

2 dias ago

Nova série sobre Bolaños expõe que o criador de Chaves “não era um santo”, diz diretor

Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…

7 dias ago

Desviar o olhar é mentira, vergonha ou timidez? Psicólogos revelam o que isso indica

Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…

7 dias ago

Confinamento, paranoia e um muro indestrutível: o novo suspense da Netflix que está dando o que falar

Virar a TV para a Netflix e topar com um longa que trava a respiração…

1 semana ago

Essa série coreana da Netflix mistura viagem no tempo e fim do mundo — e você não vai conseguir parar de ver

Quem acha que já viu de tudo em viagens temporais ainda não topou com Sisyphus:…

1 semana ago

Uma casou, a outra não quer saber de romance: a história das gêmeas siamesas que viralizaram

Enquanto muita gente ainda tentava descobrir se era brincadeira, Carmen Andrade confirmou num vídeo recente…

1 semana ago