Divertida Mente: sobre o desenvolvimento emocional das crianças

A trama do filme Divertida Mente, a mais recente animação da Pixar, é dividida em duas aventuras intimamente relacionadas. A primeira é a aventura no plano da vida real: Riley é uma menina que se muda da cidade em que nasceu, no meio oeste americano, para a ensolarada São Francisco, na Costa Leste. Longe de tudo o que é familiar – sua casa, seus amigos, sua escola, a neve e seu time de hóquei no gelo -, Riley encara o desafio de construir uma vida em outro lugar. Seus pais estão passando por esse mesmo desafio, se ajustando à nova vida, novos arredores e um novo trabalho. Felizmente para eles, Riley é uma menina feliz, que nunca reclama, atitude que alivia esse processo estressante e difícil de mudança de vida.

A segunda aventura se passa dentro do cérebro de Riley, que é comandado por cinco emoções: Alegria, Tristeza, Nojinho, Medo e Raiva. Alegria é a emoção dominante e, enquanto cada uma exerce sua função, a Tristeza tende a ser excluída o máximo possível – uma metáfora poderosa para a repressão dos sentimentos, como disse A. O. Scott. Quando a Tristeza começa a dominar algumas memórias chave, a Alegria tenta controlar a situação e, como resultado, as duas emoções saem do seu “centro de controle” e o caos se instaura.

Enquanto espectadores, caímos perfeitamente na armadilha narrativa: de início, tendemos a estar do lado da Alegria, afinal, a Tristeza só estragaria momentos felizes e, com uma atitude sempre para baixo, colocaria em risco a felicidade de Riley. Entretanto, a história avança e a Alegria fica mais maníaca e desesperada para não deixar a Tristeza entrar, reprimindo a emoção a qualquer custo.

É quando a Alegria testemunha a Tristeza consolando um amigo, que percebe aquilo que nós esquecemos bastante: que a tristeza tem uma função importante no nosso desenvolvimento emocional. Ficar triste é normal, e a tristeza não é inimiga das demais emoções, mas sim uma emoção articulada com todas as outras que habitam nossas mentes. O filme é muito perspicaz e acertado também ao mostrar que a entrada para a depressão de Riley não vem do domínio da Tristeza, mas sim da ausência das emoções. Sem conseguir sentir nada, suas decisões se tornam confusas e, quando a Tristeza volta e Riley se permite senti-la, ela pode assimilar as dificuldades pelas quais está passando e expressá-las para seus pais.

O filme já saiu da maioria das salas de cinema, mas deixou pelo caminho uma oportunidade rica de refletirmos sobre a história. Durante toda a narrativa, os pais contam com a felicidade constante de Riley e, com uma atitude que a princípio parece ser positiva, acabam sufocando suas emoções, não deixando espaço para que a filha, passando por um turbilhão de emoções, possa expressá-las. Vivemos em uma era que valoriza a felicidade e alegria acima de todas as coisas, e isso é uma pressão enorme para todos. Nós nos sentimos pressionados o tempo inteiro a estarmos felizes ou, ao menos, aparentarmos felicidade, o que acaba reprimindo qualquer outra emoção.

Estar feliz é ótimo, mas não sentir qualquer outra emoção não é saudável para um desenvolvimento emocional completo. Temos uma série de emoções – que vão muito além das cinco que habitam o cérebro no universo de Divertida Mente -, que servem a diferentes funções, cada uma com sua importância. O valor, portanto, de fazer um filme em que a tristeza salva o dia é mostrar, para crianças e adultos, que mudanças podem ser muito difíceis, e que é normal sofrer um pouco e ficar triste também.

Que tal conversar com as crianças sobre o que elas acharam do filme e aproveitar para pensar junto sobre as diferentes emoções que sentimos? E quem não teve a oportunidade de assisti-lo, fica nossa dica, assim que estiver em circulação novamente.

TEXTO ORIGINAL DE BRASILPOST

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

É crescente o número de mulheres que aderem à abstinência de homens

“Estamos nos libertando dessa falsa obrigação de ter ao lado um marido ou um namorado.…

33 minutos ago

Polícia Civil investiga incêndio que causou morte de psicóloga em MG

A psicóloga Rita de Cássia Almeida, de 53 anos, foi encontrada pela equipe de bombeiros…

1 dia ago

Maíra Cardi se defende de críticas por permitir que a filha chame o padrasto de pai

"É natural que ela tenha uma outra referência masculina", afirmou a influenciadora.

1 dia ago

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

3 dias ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

3 dias ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

4 dias ago