Tyler James Williams, conhecido por protagonizar a série “Todo Mundo Odeia o Chris”, revelou recentemente a sua luta contra uma doença autoimune chamada ‘doença de Crohn’, que causa inflamação em diversas partes do sistema digestivo. O ator de 30 anos diz que chegou a pesar 47 quilos e precisou tirar 15 centímetros do intestino grosso devido à condição.
Ele contou que os primeiros sintomas da doença surgiram em 2017, quando passou a sentir muita dor de estômago e não conseguia engolir nada que ingeria. O ator chegou a ficar cinco dias sem se alimentar. Quando procurou ajuda, descobriu uma obstrução no intestino e passou por uma cirurgia de emergência. O irmão do ator, Tylen, descobriu ter a mesma doença.
A Doença de Crohn é uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal que afeta principalemnte a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal. A doença costuma causar diarréia, cólica abdominal, às vezes febre, e sangramento retal. Também pode ocorrer perda de apetite, e de peso subsequente. Não há cura para a doença de Crohn, e os sintomas podem variar de leve à grave, mas em geral, as pessoas com a condição podem ter uma vida ativa e produtiva.
O tratamento para a doença de Crohn se dá em etapas e varia conforme a gravidade do quadro. Há um sistema de mensuração da atividade da doença que se baseia no número de evacuações, dor abdominal, indisposição geral, ocorrência de fístulas e de manifestações patológicas à distância.
Ao analisar se o quadro do paciente é leve, moderado ou grave, os médicos conseguem saber qual é o melhor caminho de tratamento a ser adotado. O uso de medicamentos reduz a inflamação e controlam os sintomas, mas não curam a condição. Podem ser usados aminossalicilatos, corticoides, antibióticos, imunossupressores e terapia biológica.
A cirurgia também pode ser um tratamento necessário dependendo da gravidade da doença ou quando o tratamento clínico não for suficiente no controle dos sintomas. O procedimento cirúrgico pode permitir ao paciente permanecer livre de sintomas, mas não objetiva a cura da doença de Crohn, já que pode ocorrer a recidiva.
Tyler James Williams e seu irmão tiveram que mudar os hábitos alimentares. Eles pararam de consumir café, carne vermelha, entre outros alimentos. Shakes e suco verde passaram a integra o cardápio diário, junto com proteína magra e legumes cozidos no vapor no almoço e no jantar.
Os médicos pedem para evitar alimentos ricos em fibras, frituras e fermentados, ou que ajudem a soltar o intestino. Entretanto, cada fase da doença e tipo de organismo responde à dieta de uma forma diferente e as recomendações devem ser individualizadas.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações d’O Globo e da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn.
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…