Entenda a ‘Doença de Crohn’, condição que afeta protagonista de ‘Todo mundo odeia o Chris’

Tyler James Williams, conhecido por protagonizar a série “Todo Mundo Odeia o Chris”, revelou recentemente a sua luta contra uma doença autoimune chamada ‘doença de Crohn’, que causa inflamação em diversas partes do sistema digestivo. O ator de 30 anos diz que chegou a pesar 47 quilos e precisou tirar 15 centímetros do intestino grosso devido à condição.

Ele contou que os primeiros sintomas da doença surgiram em 2017, quando passou a sentir muita dor de estômago e não conseguia engolir nada que ingeria. O ator chegou a ficar cinco dias sem se alimentar. Quando procurou ajuda, descobriu uma obstrução no intestino e passou por uma cirurgia de emergência. O irmão do ator, Tylen, descobriu ter a mesma doença.

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal que afeta principalemnte a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal. A doença costuma causar diarréia, cólica abdominal, às vezes febre, e sangramento retal. Também pode ocorrer perda de apetite, e de peso subsequente. Não há cura para a doença de Crohn, e os sintomas podem variar de leve à grave, mas em geral, as pessoas com a condição podem ter uma vida ativa e produtiva.

O tratamento para a doença de Crohn se dá em etapas e varia conforme a gravidade do quadro. Há um sistema de mensuração da atividade da doença que se baseia no número de evacuações, dor abdominal, indisposição geral, ocorrência de fístulas e de manifestações patológicas à distância.

Ao analisar se o quadro do paciente é leve, moderado ou grave, os médicos conseguem saber qual é o melhor caminho de tratamento a ser adotado. O uso de medicamentos reduz a inflamação e controlam os sintomas, mas não curam a condição. Podem ser usados aminossalicilatos, corticoides, antibióticos, imunossupressores e terapia biológica.

A cirurgia também pode ser um tratamento necessário dependendo da gravidade da doença ou quando o tratamento clínico não for suficiente no controle dos sintomas. O procedimento cirúrgico pode permitir ao paciente permanecer livre de sintomas, mas não objetiva a cura da doença de Crohn, já que pode ocorrer a recidiva.

Tyler James Williams e seu irmão tiveram que mudar os hábitos alimentares. Eles pararam de consumir café, carne vermelha, entre outros alimentos. Shakes e suco verde passaram a integra o cardápio diário, junto com proteína magra e legumes cozidos no vapor no almoço e no jantar.

Os médicos pedem para evitar alimentos ricos em fibras, frituras e fermentados, ou que ajudem a soltar o intestino. Entretanto, cada fase da doença e tipo de organismo responde à dieta de uma forma diferente e as recomendações devem ser individualizadas.

Destaques Psicologias do Brasil, com informações d’O Globo e da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn.