Olá, para este teste ser eficiente, recomendamos que se concentre em responder as questões e só depois prossiga para a leitura do resultado. O objetivo aqui é refletir sobre como a prática profissional de um psicólogo pode ser de alguma forma útil no contexto da sua vida.
Então, quantas vezes você respondeu sim para as essas 12 proposições?
Muitas pessoas ainda acreditam que a psicoterapia é apenas para quem responde sim a proposições como a primeira, que fala sobre alguém que acha ter um transtorno psicológico. Ou a proposição 12, a pessoa que se considera louca. Talvez a proposição 9 que fala sobre alguém que está vivendo um momento de luto.
Sim, os psicólogos, profissionais com técnicas científicas, ajudam nessas questões. Mas não somente nestas. A psicoterapia pode te ajudar a identificar os motivos que fazem você ir mal em contextos escolares, a procrastinar menos tarefas importantes do seu dia, a entender como é o relacionamento amoroso que mais te convém… Enfim, uma infinidade de possibilidades podem ser discutidas de forma mais elaborada na terapia.
Claro, você pode conversar sobre estes assuntos com seus amigos e familiares. Sem problemas. Mas a psicoterapia não é uma conversa qualquer. Nela o psicólogo desenvolve através de técnicas que ele estudou escutas, questões, reflexões, que vão além daquilo que uma conversa informal consegue captar.
Portanto, se você respondeu sim a uma das proposições ou se respondeu sim a todas elas, a psicoterapia pode ser uma ferramenta e tanto para ganho de qualidade de vida e bem estar!
Imagem de capa: Por Ollyy na Shutterstock
No universo das apostas esportivas, é fácil imaginar que o sucesso depende apenas de acertar…
Ele é verde, fácil de encontrar e pode ser a chave para fortalecer suas articulações…
Com um olhar clínico, a psicóloga Tatiane analisa os principais personagens de Vale Tudo e…
Você sabia que certos traços da sua personalidade podem influenciar diretamente sua qualidade de sono?…
A cantora Roberta Miranda surpreendeu seus fãs ao revelar um capítulo delicado de sua trajetória.
Descubra o que a psicologia diz sobre quem prefere "sair à francesa" de festas e…