COMPORTAMENTO

Este hábito de sono pode aumentar risco de derrame

Um estudo conduzido no Canadá trouxe à tona um fator de risco significativo para a saúde cardiovascular: a falta de regularidade nos horários de dormir e acordar. Publicado no Journal of Epidemiology & Community Health, o trabalho aponta que a irregularidade no sono aumenta as chances de eventos graves como derrame e infarto, mesmo entre aqueles que dormem a quantidade recomendada de sete a nove horas por noite.

A importância da regularidade do sono

De acordo com o Metrópoles, os autores do estudo enfatizam que o padrão de sono deve ser incluído nas diretrizes de saúde pública e na prática clínica. “Nosso estudo apoia a inclusão da regularidade do sono como um fator de risco para doenças cardiovasculares”, destacam os pesquisadores em seu artigo.

Liderado por especialistas do Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil do Leste de Ontário e da Universidade de Ottawa, o estudo analisou os hábitos de sono de 72.269 adultos no Reino Unido, com idades entre 40 e 79 anos e sem histórico de problemas cardiovasculares graves.

Como o estudo foi realizado

Durante sete dias, os participantes utilizaram um dispositivo de monitoramento que registrava tanto os horários de sono quanto as atividades diárias. Com base nesses dados, os pesquisadores calcularam o índice de regularidade do sono (IRS), dividindo os voluntários em três categorias: sono regular, moderadamente irregular e irregular.

Ao longo dos oito anos seguintes, a equipe acompanhou os registros de saúde dos participantes, observando a ocorrência de eventos cardiovasculares, como derrames, ataques cardíacos e insuficiência cardíaca.

Resultados alarmantes

As análises revelaram que indivíduos com sono irregular apresentaram um risco 26% maior de sofrer eventos cardiovasculares graves em comparação àqueles com horários consistentes de sono. No grupo moderadamente irregular, o aumento do risco foi de 8%.

A duração adequada do sono não foi suficiente para compensar os efeitos negativos de um padrão de sono irregular”, alertaram os pesquisadores.

Implicações para a saúde pública

Os resultados reforçam a importância de adotar hábitos regulares de sono, indo além da preocupação apenas com a quantidade de horas dormidas. Seguir uma rotina consistente de horários para dormir e acordar pode ser uma medida simples, mas essencial, para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Este estudo destaca como pequenas mudanças no cotidiano podem ter impacto significativo na prevenção de problemas graves, incentivando profissionais de saúde e indivíduos a darem mais atenção à regularidade do sono.

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

‘Ela é de quem?’: pai negro expõe os comentários cruéis que ouve por ter filha albina

Pai negro revela o que escuta nas ruas por ter uma filha albina — e…

13 horas ago

Um psicólogo best-seller alerta: essa crença comum pode estar sabotando sua felicidade

Essa ideia sobre felicidade parece inofensiva — mas é a maior armadilha, segundo psicólogo best-seller

2 dias ago

O roteiro dessa série brinca com sua atenção de um jeito que quase ninguém percebe

Essa série te faz prestar atenção em tudo — menos no detalhe que realmente muda…

2 dias ago

Você pode até não notar, mas essas 5 coisas definem como as mulheres te enxergam

Mulheres não falam, mas reparam nessas 5 coisas logo no primeiro contato

4 dias ago

O cérebro humano evoluiu rápido demais — e o autismo pode ser parte do preço pago

E se o autismo for consequência direta da evolução da inteligência humana?

4 dias ago