Uma boa notícia para os defensores dos animais: A empresa de consultoria norte-americana AT Kearney é responsável por um estudo que aponta que 60% do consumo mundial de carne em 2040 não terá mais origem no abate de animais. De acordo com o relatório, 35% da carne será produzida em laboratório e 25% terá origem vegana, com base em produtos de origem vegetal semelhantes em aparência e sabor.
Só 15% do que é produzido hoje no setor agrícola é destinado para o consumo humano (a maior parte da produção de grãos e vegetais é utilizado para a alimentação de animais que serão abatidos para consumo). Entretanto, segundo a AT Kearney, a previsão é que até 2040 apenas um quarto das plantações será destinado aos insumos para os animais. O relatório da empresa foi produzido por meio de um trabalho de pesquisa realizado a partir de entrevistas coletadas com especialistas do mundo inteiro.
Ainda de acordo com a consultoria, estão crescendo cada vez mais rápido algumas empresas como Beyond Meat, Impossible Foods e Just Foods, que usam ingredientes extraídos de plantas para substituir hambúrgueres, ovos mexidos e outros produtos. Desde maio, a Beyond Meat faturou US$240 mil de dólares (R$921,6 mil na atual cotação) e estima-se que esse valor já dobrou desde então.
Segundo Carsten Gerhardt, parceiro da AT Kearney, a transição em direção ao vegetarianismo e veganismo é inegável, com muitos consumidores reduzindo o consumo de carne e, como resultado, ficando mais conscientes em relação ao meio ambiente e bem-estar animal.
Gerhardt conta ainda que, no ano passado, a produção de carne com o abate de animais totalizou 10% do PIB global. “Para aqueles que são apaixonados por carne, o aumento previsto de produtos de carne cultivada em laboratório significa que eles ainda irão saborear a mesma dieta que sempre tiveram, mas sem o mesmo custo ambiental e animal”, concluiu Gerhardt.
***
Destaques Psicologias do Brasil. Com informações de: Galileu.
Foto destacada: Pixabay.
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…