Um recente estudo realizado pela Universidade Alexandru Ioan Cuza, da Romênia, apontou que indivíduos com traços narcisistas estão mais propensos a desenvolver vínculos em redes sociais, alimentando o medo de ficar desconectado do celular – conhecido pelo termo ‘nomofobia’.
No estudo, foi constatado que os participantes com resultados mais elevados em traços narcisistas demonstraram tambpem níveis significativos de nomofobia. A ímpeto por validação nas redes sociais pode estar conectado à necessidade narcisista de ser admirado.
O estudo aponta ainda os papéis mediadores do vício em redes sociais e da nomofobia na ligação entre narcisismo e estresse. Pessoas com alto narcisismo são propensos ao estresse.
Embora o estudo sugira uma conexão clara entre o narcisismo, o vício em redes sociais e o estresse, adotar estratégias para diminuir a dependência digital se fazem necessárias em quaisquer casos. Neste sentido, tentar reduzir a busca por validação online e monitorar o tempo gasto nas redes podem ser passos essenciais.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do Metro.
Imagens: Reprodução.
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…