Quando se imaginava o futuro há 30 ou quarenta anos, muitos apostavam em carros voadores, casas suspensas no ar, hologramas e muitas outras previsões “mirabolantes”. O mais curioso é que, mesmo que de outras maneiras, muitas dessas previsões que pareciam impraticáveis antes, hoje já são realidade no nosso dia a dia em 2020. E mais uma previsão mirabolante prestes a se tornar realidade são cães robôs interagindo com seres humanos como se tivessem vida. De acordo com o portal de notícias UOL, idosos na Flórida que estão isolados por conta da pandemia de coronavírus podem começar a receber a doação cães robôs para aplacar a solidão.
O anúncio foi feito ontem pelo Departamento de Idosos do estado norte-americano. Serão entregues entre 375 e 400 animais de estimação do tipo para “idosos e adultos socialmente isolados que vivem com a doença de Alzheimer e demência relacionada”.
De acordo com o órgão, os cães robôs devem contribuir no combate à depressão entre idosos com essas condições, “melhorando o humor geral e a qualidade de vida”.
Ainda segundo o Departamento de Idosos da Flórida, “Familiares e cuidadores notam redução no estresse e se beneficiam quando os animais de companhia permitem um maior envolvimento com o idoso e seu ambiente”.
Os animais robóticos são uma alternativa à terapia tradicional de animais de estimação. “As pesquisas mostram que eles têm efeitos positivos semelhantes”, informou o Departamento.
Os cães robóticos a serem distribuídos no estado responde a movimentos, toques e som dos humanos.
***
Destaques Psicologias do Brasil.
Foto destacada: Pixabay.
Pai negro revela o que escuta nas ruas por ter uma filha albina — e…
Veja como funciona esse 'desligar' da crise no cérebro
Essa ideia sobre felicidade parece inofensiva — mas é a maior armadilha, segundo psicólogo best-seller
Essa série te faz prestar atenção em tudo — menos no detalhe que realmente muda…
Mulheres não falam, mas reparam nessas 5 coisas logo no primeiro contato
E se o autismo for consequência direta da evolução da inteligência humana?