A revista acadêmica ACS Nano trouxe, em publicação recente, uma notícia que causou impacto na comunidade científica e trouxe esperança e novas perspectivas a muita gente. De acordo com a publicação, cientistas da Universidade de Tsinghua, em Pequim, na China, criaram um garganta artificial que transforma os movimentos da garganta em sons e pode fazer com que pessoas mudas possam se comunicar verbalmente.
De acordo com o coordenador da equipe, Yukong Wei, o dispositivo chamado WAGT, é preso ao pescoço como se fosse uma tatuagem temporária e pode transformar os movimentos da garganta em sons.
A garganta artificial é composta de grafeno – folhas atomicamente finas de carbono – depositado sobre um filme de álcool polivinílico. O dispositivo flexível mede 1,5 por 3 centímetros, ou cerca de duas vezes o polegar de uma pessoa.
Para grudar o filme à pele basta molhar a pele da garganta e aplicá-lo. Eletrodos conectam a tatuagem eletrônica a uma pequena braçadeira, onde vai a parte eletrônica da garganta artificial, incluindo um microcomputador para decodificar os sinais e um amplificador de som e alto-falantes, por onde sai a voz.
Durante os testes, quando os voluntários imitaram silenciosamente os movimentos da fala, o instrumento converteu esses movimentos em sons emitidos, como as palavras “OK” e “Não”.
Os pesquisadores afirmam que, no futuro, pessoas mudas poderão ser treinadas para gerar sinais com suas gargantas que o dispositivo traduzirá em fala.
Antes disso, porém, a equipe terá de trabalhar na robustez da tatuagem eletrônica, para que ela não resseque e possa ser usada ao longo do dia em condições reais.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Diário da Saúde.
Imagem destacada: Reprodução/O Girassol.
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…