A revista acadêmica ACS Nano trouxe, em publicação recente, uma notícia que causou impacto na comunidade científica e trouxe esperança e novas perspectivas a muita gente. De acordo com a publicação, cientistas da Universidade de Tsinghua, em Pequim, na China, criaram um garganta artificial que transforma os movimentos da garganta em sons e pode fazer com que pessoas mudas possam se comunicar verbalmente.

De acordo com o coordenador da equipe, Yukong Wei, o dispositivo chamado WAGT, é preso ao pescoço como se fosse uma tatuagem temporária e pode transformar os movimentos da garganta em sons.

A garganta artificial é composta de grafeno – folhas atomicamente finas de carbono – depositado sobre um filme de álcool polivinílico. O dispositivo flexível mede 1,5 por 3 centímetros, ou cerca de duas vezes o polegar de uma pessoa.

Para grudar o filme à pele basta molhar a pele da garganta e aplicá-lo. Eletrodos conectam a tatuagem eletrônica a uma pequena braçadeira, onde vai a parte eletrônica da garganta artificial, incluindo um microcomputador para decodificar os sinais e um amplificador de som e alto-falantes, por onde sai a voz.

Fala artificial

Durante os testes, quando os voluntários imitaram silenciosamente os movimentos da fala, o instrumento converteu esses movimentos em sons emitidos, como as palavras “OK” e “Não”.

Os pesquisadores afirmam que, no futuro, pessoas mudas poderão ser treinadas para gerar sinais com suas gargantas que o dispositivo traduzirá em fala.

Antes disso, porém, a equipe terá de trabalhar na robustez da tatuagem eletrônica, para que ela não resseque e possa ser usada ao longo do dia em condições reais.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Diário da Saúde.
Imagem destacada: Reprodução/O Girassol.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.