Marcel Camargo

A gente se cansa das mesmas pessoas com as desculpas de sempre

Vez ou outra, algumas pessoas nos apresentam justificativas questionáveis, quando não correspondem ao que precisavam. No entanto, há aquelas que quase nunca são capazes de terminar o que começam, de honrar os seus compromissos, ou de cumprir as tarefas que são delas, não sem terem, na ponta da língua, justificativas difíceis de se sustentarem por tanto tempo.

Existem pessoas que nunca chegam no horário marcado, que não conseguem terminar o expediente sem pendências, que jamais são capazes de corresponder a um simples pedido que lhes fazemos. Não cumprem prazos, nem promessas, ou seja, são pessoas com quem não podemos contar, em hipótese alguma. O pior é que não conseguem justificar-se com segurança, muitas vezes repetindo as mesmas desculpas de sempre, com algumas pequenas mudanças no enredo.

Infelizmente, quem arranja desculpas para tudo na vida também se comportará desse jeitinho quando se tratar dos relacionamentos pessoais. Certamente, irão deixar os parceiros no vácuo em muitos momentos, não comparecerão aos encontros agendados com amigos, tampouco conseguirão prestar favores mínimos que sejam a ninguém. Somente se mostrarão firmes no propósito de trazerem o velho corolário de desculpas esfarrapadas que ninguém mais engole.

E é tão cansativo ter que se decepcionar, que ficar sem receber de volta e ter que ouvir sempre as mesmas desculpas, digerindo justificativas que se repetem e se repetem dia após dia. Cansa quando só um lado da balança pesa e se doa; esgota. E, por mais que a gente alerte e avise o outro, nada muda, porque simplesmente existem pessoas que não mudam, tampouco estão dispostas a mudar, uma vez que não estendem os olhos além de si mesmas.

E, para piorar, quando nos cansamos de vez e paramos de acreditar nos indivíduos que nunca provaram o contrário, nem nunca o tentaram, a maioria deles ainda se sente no direito de se ofenderem e de se sentirem injustiçados, como se nós fôssemos a parte errada e malvada da história. Não se trata, porém, de certo ou errado, de bondade ou maldade, mas sim de gente que cumpre e gente que não cumpre o que promete. Infelizmente, algumas pessoas jamais poderão obter o nosso voto de confiança.

Imagem de capa: Anetlanda/shutterstock

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar".

Recent Posts

Homem diz que se recusa a levar babá do filho na primeira classe para férias em família

Um homem causou polêmica ao relatar que a babá de seu filho ameaçou pedir demissão…

20 horas ago

Bebê Rena: Psicólogas explicam por que Martha escrevia aquela frase no final das mensagens

Em 'Bebê Rena', Martha sempre termina as mensagens enviadas a Donny com a seguinte frase:…

21 horas ago

‘Uma pedra de gelo tem mais sentimento’, diz avó sobre neta envolvida na morte dos pais e do irmão

A avó materna de Anaflávia Gonçalves, responsável pela morte de seus próprios pais e irmão…

2 dias ago

Caso Tio Paulo: Justiça concede liberdade a mulher que foi presa após levar idoso morto ao banco

Erika de Souza Vieira Nunes, acusada de conduzir o corpo de seu tio falecido a…

2 dias ago

Série policial que estreou no top 10 da Netflix em 56 países é inspirada em assombroso caso real

A arte imita a vida: Esta série policial de apenas 6 episódios que foi descrita…

3 dias ago

Influencer passou 6 horas em mesa de cirurgia após parte de equipamento de exame de rotina ‘cair no seu coração’

Joey Swoll se diz desgastado física e psicologicamente após a experiência. "Ainda sinto como se…

3 dias ago