xr:d:DAFfzb8JVnE:5235,j:1154462378120660878,t:24010918
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinará, na próxima sexta-feira (28), uma medida provisória (MP) que autoriza o saque dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores que haviam aderido à modalidade de saque-aniversário e foram demitidos sem justa causa desde janeiro de 2020.
Atualmente, quem opta pelo saque-aniversário pode retirar parte do saldo do FGTS anualmente, mas, em caso de demissão, recebe apenas a multa rescisória de 40%, sem acesso ao valor total depositado no fundo. Com a nova medida, os trabalhadores demitidos nos últimos quatro anos poderão resgatar todo o saldo acumulado.
A liberação dos valores ocorrerá em duas etapas:
Segundo o governo, a medida beneficiará 12,1 milhões de trabalhadores, totalizando R$ 12 bilhões em recursos liberados. A decisão surge em um momento de pressão econômica, com aumento nos preços dos alimentos e queda na popularidade do presidente Lula.
O FGTS possui duas modalidades principais de saque:
Com a MP, os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário não precisarão mais aguardar dois anos para retornar à modalidade de saque-rescisão e poderão sacar o saldo integral imediatamente após a demissão.
Contudo, a medida tem prazo de validade. Após o período estipulado pela MP, os optantes do saque-aniversário demitidos sem justa causa voltarão a ter o saldo retido, podendo acessá-lo apenas nos saques anuais previstos pela modalidade.
Descubra o que a psicologia revela sobre quem troca festas pelo refúgio do lar —…
Willem Dafoe dá um show de interpretação neste filme impressionante que está fazendo sucesso na…
Se você é fã de histórias reais de crimes e ainda não viu esta nova…
Uma jovem herdeira e um rapaz de passado nebuloso vivem uma paixão avassaladora neste novo…
Você costuma se lembrar de muitos sonhos ao acordar? Um especialista em sono revela por…
Advogada recusa pedido de guarda de bebê reborn e caso viraliza nas redes; disputa por…