Eliana Busch é uma nadadora de 87 anos, natutal de Valdivia, sul do Chile, que recentemente tornou-se uma incrível fonte de inspiração para muitas pessoas ao ganhar seis medalhas de ouro no XII Campeonato Sul-Americano Master de Natação, realizado em dezembro deste ano, no Rio de Janeiro.
A octogenária é muito ativa nas redes sociais e conforme as competições do campeonato de natação avançavam, ela ia atualizando seus seguidores no Instagram sobre suas conquistas, até que finalmente atingiu 6 medalhas de ouro nas seis categorias em que participou: 800 metros livre, 50 metros livre, 400 metros livre, 100 metros costas, 50 metros costas e 50 metros peito.
Além disso, durante o campeonato de 2021, Eliana estabeleceu um novo recorde sul-americano nos 800 metros livres. Seu magnífico espírito competitivo surpreendeu e encantou a torcida, não só de seu país. Eliana se tornou um verdadeiro fenômeno nas redes sociais.
“Terminamos invictos em todas as provas, deixando a nossa bandeira chilena no topo. Só posso dizer obrigado! Agora volto para a minha terra natal com a satisfação do dever cumprido ”, escreveu a atleta em um post em sua conta no Instagram.
Eliana também busca motivar outros idosos a participarem em competições esportivas ou a praticarem esportes. Ela é sempre muito enfática ao dizer que a idade não é um limite para atingir esses objetivos. “Nós, idosos, temos muito a contribuir, cada um a partir de suas possibilidades. Viva o Chile”, disse a nadadora.
Em entrevista ao jornal Las Últimas Noticias, Eliana disse que começou a nadar e competir dos 9 aos 19 anos, porém passou várias décadas se dedicando a outras atividades. Foi só aos 78 anos de idade que ela decidiu voltar à piscina para motivar seus filhos.
“A perseverança no esporte, em geral, é muito importante. Digo aos idosos que nunca é tarde demais. Os músculos têm memória. A vida tem que ser vivida até o último minuto”, concluiu.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…