Uma mulher de 65 anos que vive no Japão decidiu procurar a polícia depois de ser contactada por um suposto astronauta russo que lhe pedia dinheiro. Antes de suspeitar da fraude, a idosa chegou a enviar 4,4 milhões de ienes (cerca de R$ 160 mil) ao golpista, que se dizia apaixonado por ela e afirmava precisar de auxílio financeiro para tretornar à Terra.
Segundo informações divulgadas pelo jornal “Yomiuri Shimbun”, a idosa conheceu o golpista em junho através do Instagram. No perfil do “astronauta”, é possível encontrar várias fotos do espaço. Na troca de mensagens com a japonesa, a pessoa afirmou trabalhar na Estação Espacial Internacional, onde os astronautas têm acesso limitado ao serviço de celular.
Em conversas no LINE, um aplicativo de mensagens japonês, o golpista disse muitas vezes que amava a idosa e chegou até a propor casamento. “Quero começar minha vida no Japão”, afirmou, em uma das mensagens, como informa a emissora de TV Asahi. “Dizer isso mil vezes não será suficiente, mas continuarei dizendo. Eu te amo.”
O golpista dizia à vítima que, para que os dois pudessem se casar, ele precisaria voltar para Terra — e foi aí que começaram os pedidos de dinheiro. Acreditando que era necessário custear a viagem de volta do suposto noivo, a japonesa pagou os cerca de 4,4 milhões de ienes em cinco parcelas, de 19 de agosto a 5 de setembro.
Quando os pedidos de dinheiro continuaram, no entanto, a idosa começou a desconfiar e decidiu acionar a polícia. Agora, os agentes da Delegacia de Polícia de Higashiomi, na província de Shiga, investigam o caso.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do g1.
Foto destacada: NASA.
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…