COMPORTAMENTO

Infidelidade conjugal: Identificando falhas para um possível resgate da relação

Como já relatei em textos anteriores, para a reconstrução de um relacionamento, é imprescindível identificar as falhas que levaram à infidelidade e estas sempre dizem respeito à dinâmica do casal como um todo.
Sempre faço a comparação da desconexão emocional, do distanciamento afetivo, muitas vezes materializados pela entrada de uma terceira pessoa no relacionamento, como uma casa que apresenta rachaduras. No início, trata-se somente de uma pequena fissura no teto, mas se não for devidamente consertado, poderá causar danos ainda maiores, dependendo de onde esta rachadura está localizada.
Como tudo na vida, é necessário que as partes envolvidas cuidem para manter a harmonia do vínculo e esta postura é sistêmica, ou seja, é responsabilidade do casal.
Embora quem sofreu a traição sofra a dor da decepção e da rejeição, muitas vezes quem foi infiel também sofre, apresentando sentimentos de culpa e reparação, desejando a qualquer custo resgatar essa relação.
Para algumas pessoas o “choque” acontece depois que a casa estremece e o mundo da relação desaba, para depois descobrir que aquele vínculo era importante depois de uma separação. Difícil para o parceiro traído “virar a página” e “fingir que nada aconteceu”; difícil restaurar a confiança e começar do zero. Ali, foram abertas feridas emocionais de difícil cicatrização, sendo necessária muita calma, paciência, tolerância, tempo de elaboração e amor para lidar com os mecanismos de defesa do parceiro que sofreu infidelidade. Dentre estes mecanismos estão a raiva, a indiferença e a ambivalência comportamental, sendo necessário realizar uma reparação e reforma no relacionamento.
Outro aspecto importante é proceder à uma reavaliaçao dos acordos que foram feitos- e que não foram respeitados- ou se estes precisam de ajustes, de modo a preencher as necessidades afetivo-emocionais de ambos.
***

Photo by Bruno Aguirre on Unsplash

Soraya Rodrigues de Aragão

Psicóloga, Psicotraumatologista, Expert em Medicina Psicossomática e Psicologia da Saúde. Escritora e palestrante.Autora dos livros Fechamento de Ciclo e Renascimento, Supere desilusões amorosas e pertença a si mesmo, Liberte-se do Pânico e viva sem medo e Talita e o portal. Site: www.sorayapsicologa.com Email: contato@sorayapsicologa.com

Recent Posts

Mulher que inspirou a Martha de ‘Bebê Rena’ diz estar namorando há 5 anos

Fiona Harvey disse que, diferentemente da sua versão ficcionalizada em Bebê Rema, costuma contar apenas…

2 dias ago

Coletivo de médicos e psicólogos voluntários oferece apoio online gratuito as vítimas das enchentes

Médicos e psicólogos voluntários, em parceria com a Associação Brasil Pela Cura, estão se mobilizando…

2 dias ago

Vovó de 90 comove a web ao tricotar casacos para doar para crianças do Rio Grande do Sul

"Vai deixar as crianças de Santa Maria e região mais quentinhas".

3 dias ago

Mulher que amamentava o marido diz ter cogitado engravidar de novo para continuar com o hábito

A americana Rachel Bailey, de 31 anos, amamentava o marido no café da manhã, no…

3 dias ago

Mulher perde os lábios após se submeter a procedimento estético com PMMA

"Não tenho mais vida social, não saio de casa, faço tudo de máscara. Virou um…

4 dias ago

Ela tomou ibuprofeno para aliviar cólicas menstruais e acabou em coma por 17 dias

A brasileira Jaqueline Gmack, de 31 anos, ficou em coma por 17 dias devido a…

4 dias ago