COMPORTAMENTO

Inteligência emocional: como exercitar habilidades mentais com jogos de esporte mental

Cuidar da saúde tem sido um dos grandes dilemas pessoais dos últimos anos. Manter a forma, praticar exercícios, ter uma vida regrada, reeducação alimentar ou dietas milagrosas. Praticamente todos já passaram por algumas dessas fases. Na equação exata dessas alternativas, nunca é possível entender o exato papel que o cérebro tem nesse processo. É possível controlar o nível de cortisol (hormônio do stress) no corpo? A nossa alimentação auxilia no funcionamento do nosso cérebro? Yoga, terapias alternativas ou jogos, ajudam o cérebro a concatenar e controlar melhor pensamentos, desejos e ansiedades? Em suma, como é possível manter um corpo e mente em forma?

Em tempos onde o excesso de informação é voraz e o ritmo de vida cada vez mais alucinante, é muito comum termos que parar as vezes para organizar nossa mente. E-mails, smartphones, novas funções no trabalho, tecnologias, reuniões transito pesado, enfim, os estímulos vem de todos os lados e com eles a nossa (in)capacidade de administra-los. O poder mental do ser humano é fantástico, porém precisa ser constantemente treinado para responder com agilidade aos estímulos.

Em meio a tantas opções que o mercado oferece, os chamados jogos da mente, ou esportes intelectuais, vem ganhando cada vez mais adeptos e fãs. Muitas vezes passam de curiosos a atletas da mente. A prática desenvolve habilidades como concentração, reflexos rápidos, disciplina, atenção seletiva, estratégias. Uma ótima alternativa para aquecer a mente quando estamos mais devagar pela manhã ou para desopilar das grandes responsabilidades e problemas ao final do dia. Seja qual for o objetivo da prática desses jogos, o importante é perceber que as vertentes de tratamento do corpo e da mente vão muito além de uma dieta equilibrada e de atividades físicas regulares.

A gamificação da educação também é um fenômeno recente. Criar objetivos, metas e possibilidades fazem com que os educadores tenham o poder de absorver a atenção dos seus alunos e ao mesmo tampo trabalhar a ideia da proatividade. De que é preciso tomar decisões relacionais para construir uma solução. Sem falar na possibilidade de deixar mais leve o aprendizado de matérias complexas como matemática, química e física.

Mas não só de habilidades exatas se resume os benefícios da prática dos jogos da mente. Pesquisadores das universidades de Yale e New Hampshire, definiram um “quociente emociona (Q.E) que servisse para medir a inteligência emocional, nome que deram ao equilíbrio entre razão e emoção. Eles basearam sua definição em quatro habilidades especiais, e que pouco tinham a ver com o Q.I:

1- capacidade de identificar nosso estado mental e dos outros;
2 -habilidade de captar o curso natural das emoções;
3- habilidade de pensar sobre nossas próprias emoções e a dos outros;
4 -habilidade de controlar nossas emoções e a dos outros.

Entre os jogos da mente, destaca-se o pôquer, o jogo foi reconhecido como “esporte da mente” em assembléia da IMSA (International Mind Sports Association). O lendário jogo de cartas, dispõe de uma dinâmica básica de formação de figuras, sequências, blefes e, principalmente, de autoconfiança. As estratégias variam para cada jogador, desde os mais hábeis a ler comportamentos e tiques nervosos dos adversários para detectar algum blefe, até aqueles que preferem utilizar o cálculo e probabilidade como aliada.

Atualmente, o pôquer tem muitos fãs e, além do óbvio valor de entretenimento, há evidências que sugerem que ensinando a controlar suas emoções o jogo pode ajudar a mantê-lo mentalmente afiado. E não para por aí: de acordo com pesquisadores da Conferência de Demência de 2014 em Copenhague, jogar pôquer pode até mesmo prevenir o aparecimento da doença de Alzheimer.

Em suma, criar bons hábitos trazem benefícios para o seu dia-a-dia, seja em sua alimentação ou para a instituir melhoras na sua cognição. Pensar além dos problemas e respirar fundo podem fazer com que tenhamos a possibilidade de construir novas saídas para problemas, diminuindo a ansiedade e a frustração diária. Concluindo, é sempre importante ficar de olhos abertos nas novidades sobre o mundo fitness e perceber que um equilíbrio entre o corpo e mente são os sinônimos boa saúde e longevidade.

 

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Como entender seu estilo de vida pode ajudar na escolha do bairro ideal para morar?

Fatores como segurança, acesso, vizinhança e infraestrutura influenciam mais a experiência do que o valor…

1 dia ago

Dicas para assar diferentes tipos de carne com perfeição

Transforme seu forno em um aliado infalível e surpreenda com carnes macias e suculentas todas…

1 dia ago

Do trekking à observação de fauna: atividades para amantes da natureza

Estar ao ar livre, longe dos centros urbanos, representa uma forma poderosa de reconexão com…

1 dia ago

Lanches criativos para crianças em menos de 10 minutos

Em poucos minutos, é possível criar lanches coloridos e nutritivos para crianças, usando ingredientes simples…

1 dia ago

Especialista revela o motivo arrepiante por trás do gesto de mão de Putin contra Trump durante voo de bombardeiros nucleares

O encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin, em Anchorage (Alasca), terminou com um sobrevoo…

2 dias ago

O alerta no corpo que parecia inofensivo, mas era câncer de esôfago: homem conta como tudo começou

Dor de garganta passageira costuma ir embora sozinha; dificuldade persistente para engolir, não. Foi esse…

2 dias ago