SAÚDE MENTAL

Lewis Hamilton revela as situações vividas na infância que devastaram sua saúde mental

O heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, revelou recentemente que lutou com problemas de saúde mental durante grande parte de sua vida. Em entrevista ao jornal britânico Sunday Times, o piloto de 39 anos afirmou que sofreu bullying e racismo na infância, o que contribuiu para um quadro de depressão desde os 13 anos.

“Quando eu tinha 20 anos, passei por algumas fases realmente difíceis. Lutei com a saúde mental ao longo da minha vida. Depressão (eu tive) desde muito cedo, quando eu tinha uns 13 anos. Acho que foi a pressão das corridas e das dificuldades na escola, o bullying. Eu não tinha ninguém com quem conversar”, revelou Hamilton, que cresceu em Stevenage, na Inglaterra.

O piloto britânico compartilhou que as pressões por resultados nas competições, combinadas com a discriminação racial sofrida na escola, geraram sentimentos de solidão e ansiedade. Para lidar com as dificuldades, ele buscou apoio em terapias, leituras e, mais recentemente, encontrou na meditação uma forma de conectar-se consigo mesmo.

“É uma ótima maneira de entrar em contato comigo mesmo, com meus sentimentos íntimos, e entender o que posso fazer”, disse Hamilton, mencionando que as sessões de terapia no passado não surtiram efeito. “Falei com uma mulher, anos atrás, mas não ajudou muito. Eu gostaria de encontrar alguém hoje”, refletiu.

Apesar das adversidades, o piloto afirma que amadureceu muito ao longo dos anos, desenvolvendo mecanismos para lidar com as emoções. “O tempo, os estudos sobre o tema e a experiência me ensinaram a lidar com problemas psicológicos e isso me levou a amadurecer. O que me causava raiva no passado, não me causa raiva hoje”, comentou.

Hamilton é recordista de conquistas na Fórmula 1, ao lado do alemão Michael Schumacher, e único piloto a superar a marca de cem vitórias na categoria. Atualmente, ele ocupa o sexto lugar na classificação da temporada e está se preparando para uma mudança significativa em sua carreira: a partir de 2025, o britânico deixará a equipe Mercedes para competir pela Ferrari.

A decisão, segundo analistas, marca um novo capítulo na trajetória de Hamilton, que espera encontrar novos desafios e conquistas com a escuderia italiana. “Estou muito mais maduro”, concluiu o piloto, reforçando que, mesmo diante das dificuldades, continua focado em alcançar seus objetivos dentro e fora das pistas.

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Demorou dois anos pra estrear — e bastou uma semana na Netflix pra virar sensação nacional

Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…

4 dias ago

Essa produção da Netflix tem menos de 90 minutos — e vai bagunçar sua cabeça por dias

Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…

4 dias ago

Parece só mais um drama comum… até você perceber que está emocionalmente destruída no último episódio (imperdível)

Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…

4 dias ago

Estado psicológico de um time: você precisa checá-lo antes de uma aposta?

Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…

1 semana ago

Nova série sobre Bolaños expõe que o criador de Chaves “não era um santo”, diz diretor

Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…

2 semanas ago

Desviar o olhar é mentira, vergonha ou timidez? Psicólogos revelam o que isso indica

Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…

2 semanas ago