O Conselho Tutelar de União dos Palmares, no Estado de Alagoas, resgatou, na última sexta-feira, 12, um menino de 2 anos que foi deixado sozinho com um cachorro em sua residência. A mãe da criança foi detida e enfrentará acusações de abandono de invalidez.
O presidente do Conselho Tutelar local, Alisson Pereira, informou ao Terra que a equipe recebeu uma denúncia anônima por volta das 17h de sexta-feira, relatando que uma criança estava em um buraco junto com um cachorro em um conjunto residencial.
Inicialmente, a equipe imaginava que se tratava de um buraco isolado em algum local afastado da praça do conjunto. No entanto, ao chegar ao local, confirmaram a denúncia de abandono de invalidez. Uma criança de dois anos, acompanhada por um cachorro, estava observando o movimento do lado de fora do muro, enquanto vizinhos paravam e questionavam se ela estava sozinha, dada à sua pouca idade e dificuldade em se expressar.
Diante da confirmação do abandono, o Conselho Tutelar acionou a Polícia Militar. A mãe da criança chegou de moto cerca de 20 minutos depois, alegando que havia saído para trabalhar e precisava ir ao hospital, deixando o filho dormindo há apenas 30 minutos.
A mãe saiu apressadamente, mas foi impedida pelos membros do Conselho Tutelar, aguardando a chegada da polícia. Com a chegada da polícia, foi constatado o abandono, e a mãe foi detida em flagrante. A mesma pagou noiva no mesmo dia e foi liberada.
A criança foi entregue à avó materna pelo Conselho Tutelar, e os encaminhamentos foram feitos ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para acompanhamento familiar. O caso foi notificado ao Ministério Público.
Na segunda-feira, 15, a mãe compareceu ao Conselho Tutelar, onde foi orientada sobre a gravidade e as implicações de seu ato. Ela descobriu o erro e prometeu não repeti-lo.
O Conselho Tutelar encaminhou o caso à Vara da Infância, que decidirá sobre a guarda da criança ou possíveis medidas de suspensão do poder familiar. O estágio do caso aguarda agora a manifestação do poder judiciário.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do Terra Notícias.
Foto de capa: Alisson Pereira/Conselho Tutelar.
Pai negro revela o que escuta nas ruas por ter uma filha albina — e…
Veja como funciona esse 'desligar' da crise no cérebro
Essa ideia sobre felicidade parece inofensiva — mas é a maior armadilha, segundo psicólogo best-seller
Essa série te faz prestar atenção em tudo — menos no detalhe que realmente muda…
Mulheres não falam, mas reparam nessas 5 coisas logo no primeiro contato
E se o autismo for consequência direta da evolução da inteligência humana?