O Conselho Tutelar de União dos Palmares, no Estado de Alagoas, resgatou, na última sexta-feira, 12, um menino de 2 anos que foi deixado sozinho com um cachorro em sua residência. A mãe da criança foi detida e enfrentará acusações de abandono de invalidez.
O presidente do Conselho Tutelar local, Alisson Pereira, informou ao Terra que a equipe recebeu uma denúncia anônima por volta das 17h de sexta-feira, relatando que uma criança estava em um buraco junto com um cachorro em um conjunto residencial.
Inicialmente, a equipe imaginava que se tratava de um buraco isolado em algum local afastado da praça do conjunto. No entanto, ao chegar ao local, confirmaram a denúncia de abandono de invalidez. Uma criança de dois anos, acompanhada por um cachorro, estava observando o movimento do lado de fora do muro, enquanto vizinhos paravam e questionavam se ela estava sozinha, dada à sua pouca idade e dificuldade em se expressar.
Diante da confirmação do abandono, o Conselho Tutelar acionou a Polícia Militar. A mãe da criança chegou de moto cerca de 20 minutos depois, alegando que havia saído para trabalhar e precisava ir ao hospital, deixando o filho dormindo há apenas 30 minutos.
A mãe saiu apressadamente, mas foi impedida pelos membros do Conselho Tutelar, aguardando a chegada da polícia. Com a chegada da polícia, foi constatado o abandono, e a mãe foi detida em flagrante. A mesma pagou noiva no mesmo dia e foi liberada.
A criança foi entregue à avó materna pelo Conselho Tutelar, e os encaminhamentos foram feitos ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para acompanhamento familiar. O caso foi notificado ao Ministério Público.
Na segunda-feira, 15, a mãe compareceu ao Conselho Tutelar, onde foi orientada sobre a gravidade e as implicações de seu ato. Ela descobriu o erro e prometeu não repeti-lo.
O Conselho Tutelar encaminhou o caso à Vara da Infância, que decidirá sobre a guarda da criança ou possíveis medidas de suspensão do poder familiar. O estágio do caso aguarda agora a manifestação do poder judiciário.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do Terra Notícias.
Foto de capa: Alisson Pereira/Conselho Tutelar.
Quem abre a Netflix nas noites de frio sabe como a rolagem sem fim às…
O Tribunal goiano responsável pelo estatuto de Léo, de quatro anos, determinou que o pai,…
Quem acompanha as listas de tendência da Netflix talvez tenha notado um título árabe surgindo…
Quem embarca num cruzeiro da Disney espera ouvir anúncios sobre shows com personagens ou horários…
Uma das modalidades mais tradicionais do mercado de loterias do Brasil, a Loteria Federal continua…
Apostas esportivas são uma maneira emocionante de se divertir e, potencialmente, ganhar dinheiro e esta…