Couple having coffee at sidewalk cafe
“Eu não sei dizer o que quer dizer o que vou dizer,
Eu amo você, mais não sei o que isso quer dizer”
(Zeca Baleiro).
É muito comum percebermos, sempre depois do desentendimento, o quanto não conseguimos dizer exatamente o que queremos. Dessa forma, somos todos usuários recorrentes de expressões como:
“Não foi exatamente isso que eu quis dizer”
Ou
“Não foi isso que eu disse”.
Pior que isso, a mais descabida de todas as desculpas é atribuir a culpa da má comunicação ao nosso interlocutor afirmando:
“Você não entendeu o que eu disse”.
Sabendo que a comunicação é a principal forma de conexão entre os seres humanos e que é através da comunicação que as relações são estabelecidas, é fácil perceber o quanto é necessário desenvolver e melhorar as estratégias de comunicação para construirmos relações de qualquer tipo, sejam elas, amorosas, amigáveis, comerciais e etc.
Partindo do princípio que todos podem fazer melhor o que já fazem, considere a possibilidade de aperfeiçoar sua habilidade de comunicação. E é claro, você está se perguntando: como?
Para aumentar sua capacidade de comunicação é necessário utilizar estratégias que apesar de simples são pouco ou totalmente desconhecidas e quase nunca ensinadas aos seres humanos.
Experimente você mesmo:
Alfred Korzybski (1879–1950) estabeleceu a premissa mundialmente famosa: “Mapa não é território”, referindo-se ao fato de que as palavras utilizadas para expressar uma ideia não são a ideia. Portanto, devemos ter em mente que todas as vezes que comunicamos alguma coisa a um interlocutor, as palavras proferidas são representações que simbolizam o pensamento. E para dar significado ao que se ouve o interlocutor deve decodificar o que escuta construindo, mesmo que em pensamento, uma ideia que simbolize a realidade comunicada.
Analisando o exposto no parágrafo acima, é muito fácil perceber os motivos pelos quais os problemas de comunicação estão presentes em nossas vidas.
Ao ouvir, saiba que o que você está construindo em sua mente pode não ser exatamente aquilo que seu interlocutor tentou comunicar. A maneira mais simples de saber se você está entendendo o que foi dito é perguntar diretamente ao interlocutor usando a seguinte estrutura:
“Deixe-me ver se entendi, você quis dizer….. (e diga o que você entendeu)“
ou
“Se estou entendendo, você está dizendo…. (e diga o que você entendeu)“.
Em poucos dias você descobrirá a magia da comunicação e entenderá porque os sábios ouvem mais do que falam.
Pense nisso.
Pense agora.
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…