DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Mulher com deficiência faz sucesso ao documentar os desafios da maternidade

É difícil imaginar como é viver sem braços para nos ajudar nas tarefas do dia a dia, mas quando você viveu toda a sua vida dessa maneira, não consegue imaginar mais nada.

Os médicos nunca conseguiram descobrir por que Sarah Talbi, de Bruxelas, Bélgica, nasceu sem os membros superiores, mas desde muito jovem ela aprendeu a fazer praticamente tudo o que precisava sem eles. Ela usa os pés no lugar das mãos para cozinhar, limpar, escovar os dentes e o cabelo e, agora, cuidar da filha.

A pequena Lilia nasceu em 2018 e Sarah teve que cuidar do bebê sozinha. Eventualmente, ela percebeu que estava tendo alguns problemas com alguns dos deveres manuais da maternidade, então ela aproveitou a situação para mostrar para as pessoas como é a vida de uma mãe com deficiência.

“Comecei a documentar minha jornada porque estava frustrada por precisar de ajuda para cuidar da minha bebê”, disse ela. “Então decidi fazer desses momentos algo criativo.”

Sarah utilizou as redes sociais e o YouTube para demonstrar como ela realiza tarefas cotidianas, como colocar maquiagem, lavar pratos e outras habilidades da vida.

Sarah tornou-se auto-suficiente ainda na infância Como ela nunca teve mãos, ela simplesmente usava os pés para fazer tudo. Muito pequena ela já conseguia se vestir sozinha, brincar e até escrever.

“Posso fazer qualquer coisa com os pés, desde que não tenha sapatos”, explicou ela. “Coloco minha maquiagem, me visto, cozinho, tomo banho, cuido da Lilia, posso fazer tudo o que quero.”

Na infância, Sarah nunca pensou em si mesma como diferente das outras crianças. Para ela, algumas pessoas tinham braços, outras não. Este é o mesmo ponto de vista que ela passou para sua filha.

Ser mãe tem seus desafios, mas Sarah acredita firmemente que toda mãe tem seu quinhão de desafios, quer vivam com diferenças de nascimento ou não.

“Amar uma criança e ser responsável está além de tudo”, disse ela. “Algumas mães lutam com tantas outras dificuldades. Acho que todas nós temos nossas próprias deficiências e barreiras.”

Sarah vê Lilia como sua maior conquista, mas admite que foi difícil pedir ajuda no início. Eventualmente, ela percebeu que aceitar as limitações a libertou e permitiu que ela gostasse plenamente de ser mãe.

“É uma grande conquista ser mãe”, disse ela . “É minha melhor conquista… Mas tive que me adaptar a ter um bebê sendo uma pessoa com deficiência. Agora tenho dois anos de experiência e posso fazer tudo com minha filha. Ela me segura pela manga quando caminhamos pela rua. É inacreditável, ela está segurando como uma mão.”

As redes sociais de Sarah permitem que ela eduque outras pessoas sobre sua perspectiva única e ela adora fazer conexões com outras pessoas que se veem em seus próprios desafios. Ela espera que, ao ver como ela supera suas limitações, as pessoas se sintam estimuladas a viver suas vidas plenamente apesar dos desafios.

“Eu me adaptei inteiramente e posso fazer tudo o que quero”, disse ela. “Não deixo que isso me atrapalhe.”

É incrível ver Sarah tão feliz e realizada! Ela é um lembrete maravilhoso do poder da mente sobre a matéria.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Inspire More.
Fotos: Instagram.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Filme de suspense inspirado em clássico de Hitchcock chega à Netflix fazendo sucesso

Esta divertida releitura moderna de um clássico Alfred Hitchcock já está entre os filmes mais…

1 hora ago

Stalker mineira acreditava ter relacionamento amoroso e frequentava mesmo lugares de médico perseguido, revela delegado

Kawara Welch, de 23 anos, teria enviado cerca de 1.300 mensagens e realizado 500 chamadas…

3 horas ago

Por que dizer “eu te amo” pode ser tão difícil? Psicólogos dão dicas para aliviar o coração

Dizer “eu te amo” é uma tarefa muito fácil para algumas pessoas, enquanto para outras…

7 horas ago

Chefe compra carro para funcionária que é mãe solo e ia a pé até o trabalho

A chefe diz que a funcionária tem um comportamento exemplar e nunca deu desculpas ou…

1 dia ago

Mãe é salva por filha de 8 anos após aplicar injeção de emagrecimento

Dois dias após injetar o medicamento, Kerry Boland foi encontrada desmaiada no banheiro.

1 dia ago

Filme engenhoso e surpreendente disponível na Netflix faz valer cada segundo do seu tempo

Para aqueles que apreciam histórias bem construídas com reviravoltas inesperadas e performances fortes, este filme…

3 dias ago