1Não IA

“Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã.”

Li uma frase pequena e muito profunda do escritor Victor Hugo presente no seu livro “Os miseráveis” que considero perfeita para o momento que o nosso país está passando.

******

“Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã.”

Victor Hugo

******

Eu tenho uma vibe serena e feliz na maior parte do tempo, porém, preciso admitir que por conta das diversas tragédias de enormes proporções que ocorreram no Brasil desde o começo do ano, a tristeza me abateu com uma frequência maior.

Mas quando fico assim sempre busco silenciar, meditar, respirar fundo, ouvir boas músicas etc. e dentro de pouco tempo fico bem de novo! Digo a mim mesmo que já estou fazendo o que está ao meu alcance e que estou permeado pelo imponderável em tudo. Essa reflexão serve para você que me lê também viu?

Quando nos abatemos pela tristeza é porque esse imponderável está falando mais alto. O grande aprendizado é saber que isso faz parte e que não temos o controle sobre as coisas num nível macroscópico, como por exemplo o que houve em Brumadinho.

Esse crime ambiental ocorreu pela negligência de muita gente que trabalha na empresa Vale e não temos o poder de reparar barragens que estão danificadas. Esse é o ponto que estou levantando.

Cabe nessa hora buscar a paz dentro de si e alimentar esse sonho de que com a nossa vida, o nosso amor, a nossa disponibilidade, a nossa generosidade, pouco a pouco as coisas melhorem.

Eu acredito profundamente que essa carne e osso de amanhã que o Victor escreve tem um tom de esperança, de amor, de vida. Ele era um autor que transbordava isso. Inclusive ele tem uma frase bem conhecida e impactante que diz:

“O futuro tem muitos nomes.
Para os fracos é o inalcançável.
Para os temerosos, o desconhecido.
Para os valentes é a oportunidade.”

****

Quem vive com medo fica o tempo todo com o pensamento: “O que será do Brasil? O que será de mim? O que será da população?”. Esse pensamento não leva ninguém a lugar nenhum, só nos deixa estagnados.

Precisamos buscar essa valentia. E olha que interessante a palavra oportunidade! Sempre que a leio me lembro da palavra CRISE escrita em mandarim, língua oficial da China. Ela tem dois caracteres, um que significa PERIGO e outro que significa OPORTUNIDADE. Cabe a nós decidir que tipo de reação interna teremos.

Perigo => reação de medo

Oportunidade => reação de valentia, de coragem

A única maneira de superarmos toda a crise que o Brasil está vivendo é nos unindo. Inclusive já comentei em outros textos que me preocupa o comportamento meio entorpecido de muita gente, que olha com indiferença para tanta coisa errada e fora do eixo.

Quem está entorpecido precisa acordar e esse texto é apenas um pequeníssimo estímulo nesse sentido…

Quero concluir refletindo a partir de algumas lindas palavras do mestre Rubem Alves.

*****

“Um país é uma casa grande onde construímos nossas pequenas casas. Um país é uma casa de casas… Constrói-se um país da mesma forma como se constrói uma casa. Com uma diferença. Para eu construir a minha casa bastam o meu Sonho e a minha Inteligência. Mas para se construir essa grande casa chamada país é preciso que muitos sonhem o mesmo Sonho. Quando muitas pessoas sonham juntas o mesmo Sonho dessa grande casa chamada país temos um povo. É o povo que constrói um país.”

Rubem Alves

*****

É o povo que constrói o país! Já passou da hora de acharmos que são os políticos ou as grandes corporações que constroem o país! ERRADO. Somos nós, no cotidiano dos nossos trabalhos. Desempenhando nossos ofícios e contribuindo com nossos impostos!

Tendo mais consciência e esse espírito de união proposto pelo Rubem, podemos superar toda e qualquer crise, vendo nela a oportunidade de transformar o Brasil em um dos melhores países do mundo para se viver!

Esse é o meu sonho, que dependendo de mim, já está se transformando em carne e osso…

Isaias Costa

Bacharel em Física. Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista clínico. Trabalha como professor particular de Física e Matemática e nas consultas com Psicanálise em Fortaleza. Também escreve no seu blog "Para além do agora" compartilhando conteúdos voltados para o autoconhecimento e evolução pessoal. Contato: isaiaspsicanalista@gmail.com

Recent Posts

Tendências e desafios para bancos no Brasil

Lidar com a inovação tecnológica, regulação e gestão de riscos fazem parte da agenda diária…

22 horas ago

Dicas para escolher fragrâncias que combinam com sua personalidade

Saiba como montar uma perfumaria alinhada ao seu estilo pessoal, compreendendo as famílias olfativas, escolhando…

5 dias ago

Para que serve o furinho na colher de espaguete?

Ele parece um detalhe sem importância, mas o pequeno buraco no meio da colher de…

5 dias ago

Você sabe o que ela ganha? Comissária de Dubai abre salário e benefícios inacreditáveis de companhia aérea

Comissária de bordo viraliza mostrando salário real e benefícios de luxo em companhia de Dubai…

6 dias ago

“Eu odiava feministas — até entender por quê”: a reviravolta de Cíntia Chagas emociona e divide opiniões

Antifeminista arrependida? Cíntia Chagas explica o que a fez repensar tudo sobre o movimento

6 dias ago

Procuro psicóloga com experiência e preço justo em Socorro e região: Josie Conti

Com atuação nacional e internacional e mais de 20 anos de experiência, Josie Conti, psicóloga…

6 dias ago