Muitos de nós, inconscientemente, como mecanismo de defesa, medo ou comodismo, nos acostumamos com um determinado estilo de vida, com aquilo que é a nossa realidade desde sempre. É como se fossemos uma plataforma e aquele, o sistema em que operamos.

Bom ou ruim, saudável ou doente, abusivo ou repleto de amor, o modo que uma pessoa vive em algum momento passa a ser o seu “normal”. Ocorre que, quando o seu “normal” é doente ou abusivo, vive-se numa realidade cheia de opressão e depressão que somente podem ser superadas quando você se dá conta de que o normal doente ou abusivo é um FALSO normal.

O primeiro passo para a jornada fora deste “falso normal”, no qual os personagens são ligados por uma estranha espécie de “amor” que aprisiona, violenta, manipula, confunde, desrespeita, oprime e deprime, é investir tempo e força de vontade em si mesmo, de modo a descobrir que aquilo que se pode mesmo entender como amor envolve empatia, respeito mútuo e não agride, seja literal ou figuradamente.

E como é, afinal, o “VERDADEIRO normal”? Não importa, o seu normal pode ser estranho para muitos, mas para você e quem com você o compartilha, tem que trazer “o frescor da vida”, o que se traduz em prazer, leveza, liberdade, clareza e validação. O que não traz essas sensações é doente e, portanto, não deve ser considerado normal ou tolerado.

Limpe seu sistema ou faça logo um upgrade. E faça isso hoje, para você e por você. Não se vitimize quando descobrir seu “falso normal” e nem tema a mudança. O mundo não tem interesse e nem tempo para quem se vitimiza ou se acovarda.
Namastê.

Imagem de capa:  Federico Marsicano/Shutterstock

Lucy Rocha

Advogada, personal coach e fascinada pelo estudo de transtornos de personalidade, administra a página Relações Tóxicas, na qual dá dicas e apoio a pessoas que vivem, viveram ou sobreviveram a uma relação abusiva. Seu maior prazer é escrever reflexões sobre a vida e sobre o ser humano.

Recent Posts

Se a diferença de idade for essa, o relacionamento tem mais chances de dar certo, diz a ciência

💘 Cientistas descobriram qual é a diferença de idade que faz um relacionamento durar mais

3 dias ago

Mulher condenada à morte faz último pedido nos EUA — e pode ser a 1ª executada no estado em 200 anos

💀 EUA marcam execução de mulher pela primeira vez em 200 anos — e o…

3 dias ago

A mulher que criou um monstro: quem foi Augusta Gein, a mãe do serial killer Ed Gein?

🩸 A mãe de Ed Gein inspirou “Psicose” e outros clássicos do terror — e🩸…

3 dias ago

Popó surpreende ao falar pela 1ª vez da relação com o filho gay e dos romances com famosas que agitaram sua vida amorosa

💥 Popó abre o jogo: romances com famosas, relação surpreendente com o filho e fortuna…

4 dias ago

Eles examinaram a BÍBLIA com IA e algo INESPERADO foi ENCONTRADO!

🧠✨ Cientistas usaram inteligência artificial para analisar a Bíblia — e o que descobriram tem…

4 dias ago

Após diagnóstico de câncer, Everton Ribeiro se pronuncia e emociona torcedores do Flamengo

Câncer de tireoide é grave? Veja sintomas e tratamento da doença de ex-jogador do Flamengo

5 dias ago