Na história da civilização, a inveja nos remete aos acontecimentos ruinosos. Hoje, ela está cada vez mais presente nas relações pessoais e virtuais, onde os invejosos querem ter os objetos e as qualidades que pertencem aos outros.
Não é à toa que o maior pecado de Lúcifer foi a inveja: queria ser Deus e foi expulso do céu por isso. Na mitologia grega, Zeus, o soberano deus, invejava a completude do homem, então, decidiu dividi-lo em dois. Sócrates, o filósofo ateniense, foi condenado à morte pelos poderosos da Grécia Antiga, que invejavam sua sabedoria.
Porém, os invejosos, sejam eles deuses, demônios, homens e mulheres, se estivessem nas mesmas condições e recebendo os mesmos louros das pessoas ou das divindades que eles gostariam de ser, continuariam a ter inveja delas.
É do caráter dos invejosos terem mentes possesivas, olhares corrosivos e atitudes gananciosas, que miram nos êxitos dos seus semelhantes. O sociólogo Francesco Alberoni, autor do livro Os invejosos, concluiu: “O invejoso diminui o sucesso dos outros, sustentando que ele é fruto de uma injustiça. ”
Aliás, a inveja é um sentimento poderoso, que nutre nos invejosos de um espírito voraz, de querer ter mais, ser mais e melhor que outrem, gerando sofrimentos nos próprios invejosos, mas que eles negam.
Portanto, não devemos dar espaço aos invejosos e a melhor coisa a fazer é ficar longe da inveja, pois não há nada de bom nela. É como disse a psicanalista Melanie Klein: “O invejoso passa mal à vista da fruição. Sente-se à vontade apenas com o infortúnio dos outros”.
***
Jackson Buonocore
Sociólogo, psicanalista e escritor
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…