SAÚDE MENTAL

A valiosa mensagem de uma parábola budista “O mundo não lutará contra você, se você não lutar contra o mundo.”

Um discípulo e seu maestro caminhavam pelo bosque. O discípula estava perturbado por ter se dado de que sua mente vivia inquieta. Ficou preocupado se conseguiria alcança a iluminação.

No entanto, ele estava envergonhado de admitir isso. Então, fez uma pergunta ao seu professor.

“Qual o motivo da mente de apenas algumas pessoas estarem quietas e da maioria não conseguir uma mente tranquila? O que é preciso fazer para ter uma mente tranquila?”

O mestre olhou para o discípulo, sorriu e disse:

“Te contarei uma história. Um elefante estava parado, colhendo folhas de uma árvore. Uma pequena abelha voou e zumbiu perto de sua orelha. O elefante espantou a abelha para longe com as orelhas, mas a abelha voltou. O elefante voltou mais uma vez, movendo as orelhas.

A situação se repetiu várias vezes. Então o elefante bastante irritado com a abelha, perguntou. “Pra que você fica tão inquieta e faz tanto barulho, por que não pode me deixar quieto e deixa de me perseguir?

A abelha lhe respondeu.

“Sou muito sensível a alguns cheiros, movimentos repentinos e vibrações. Eu não posso fazer nada para evitar isso, pois isto indica um perigo de ataque para a nossa colmeia e estimulam nosso sistema defensivo.  Você é quem está me ameaçando, caso fique quieto, eu também ficarei.”

Nesta parábola, disse o Mestre, o elefante é nossa mente e a abelha nossos pensamentos. Em muitos casos, fazemos como o elefante. Temos atitudes que despertam a inquietude e nos tira do estado de tranquilidade.

Você tem um locus de controle interno ou externo?

Somos uma sociedade que olha constantemente para o exterior e pouco para o interior. Como resultado, é comum desenvolvermos o que chamamos em Psicologia de Locus de Controle Externo. 

Aqueles que possuem um Locus de controle externo atribuem tudo ao que está fora de si. A culpa pelos seus fracassos é sempre dos pais, do sistema, do Governo… São pessoas que vivem lutando contra uma fantasia de mundo e pensam algo como “O universo está conspirando contra mim.” Mas como essa batalha está perdida antes mesmo de começá-la, acabam experimentando um sensação de falta extrema de controle e que não poucas vezes termina em ansiedade e depressão. Com o tempo, estas pessoas se tornam reativas, como o elefante da história, marionetes das circunstâncias.

Obviamente, as circunstâncias desempenham um papel importante nas nossas vidas, não podemos ignorá-las, porém se conseguimos um locus interno de controle nos perguntaremos o que podemos fazer para que as coisas melhorem, ao invés de apenas nos queixarmos.

Não devemos lutar com as coisas que acontecem, entendendo a luta como negação dos fatos. Devemos praticar o foco no que podemos mudar, naquilo que podemos fazer. Por tanto, ter um locus de controle interno também significa assumir a responsabilidade pelos êxitos e também pelos nossos fracassos.  Ao invés de reclamarmos que a abelha está zumbindo ao nosso redor, devemos olhar o que está provocando esta situação e tentarmos convertê-la ao nosso favor.

 

Texto traduzido e adaptado de Rincon Psicologia

 

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Como entender seu estilo de vida pode ajudar na escolha do bairro ideal para morar?

Fatores como segurança, acesso, vizinhança e infraestrutura influenciam mais a experiência do que o valor…

11 horas ago

Dicas para assar diferentes tipos de carne com perfeição

Transforme seu forno em um aliado infalível e surpreenda com carnes macias e suculentas todas…

11 horas ago

Do trekking à observação de fauna: atividades para amantes da natureza

Estar ao ar livre, longe dos centros urbanos, representa uma forma poderosa de reconexão com…

11 horas ago

Lanches criativos para crianças em menos de 10 minutos

Em poucos minutos, é possível criar lanches coloridos e nutritivos para crianças, usando ingredientes simples…

11 horas ago

Especialista revela o motivo arrepiante por trás do gesto de mão de Putin contra Trump durante voo de bombardeiros nucleares

O encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin, em Anchorage (Alasca), terminou com um sobrevoo…

1 dia ago

O alerta no corpo que parecia inofensivo, mas era câncer de esôfago: homem conta como tudo começou

Dor de garganta passageira costuma ir embora sozinha; dificuldade persistente para engolir, não. Foi esse…

1 dia ago