COMPORTAMENTO

Pessoas que cuidam da própria vida são mais queridas

Por Marcel Camargo

Pessoas que cuidam da própria vida correm atrás de seus sonhos de forma ética e limpa, sem pisar ninguém pelo caminho, sem tentar culpar o outro pelo que lhes acontece, sem achar que o mundo conspira contra elas.

Inevitavelmente, em algum momento de nossas vidas e em determinados locais, encontraremos aquele tipo de pessoa que cuida da vida de todo mundo, parece saber de tudo, conhecer todos, controlando a vida de quem quer que seja. Esses indivíduos são invariavelmente alvo de antipatia, uma vez que todos acabam querendo evitar a sua companhia, ou seja, ninguém parece gostar deles.

Quem cuida da própria vida vive bem primeiramente consigo mesmo, aceita-se como é e se basta. E essa condição faz com que a pessoa não se incomode com o que vem de fora, com a forma como o outro leva a vida, pois compreende que cada um tem a sua própria maneira de encarar a vida, aceitando todos como são. Quer ver o outro feliz, pois também é feliz de fato.

Quem cuida da própria vida é alguém que se sente bem, gosta de quem vê ao se olhar no espelho, ou seja, não se compara com ninguém, entendendo que deve se virar na vida com o que possui, a partir do que é capaz, de acordo com o que faz o seu coração vibrar. Por isso mesmo, deixa cada um ser o que é, aceita as pessoas em tudo o que lhes define, enxergando o melhor que cada um tem a oferecer.

Pessoas que cuidam da própria vida correm atrás de seus sonhos de forma ética e limpa, sem pisar ninguém pelo caminho, sem precisar usar de artifícios desleais nessa busca dos caminhos mais serenos que compõem a sua jornada. Conseguem avaliar a si próprias, assumindo o que não dá certo, sem tentar culpar o outro pelo que lhes acontece, sem achar que o mundo conspira contra elas.

Pessoas que cuidam da própria vida não prestam atenção na vida dos outros, a não ser quando percebem que alguém está precisando de ajuda – isso é empatia. Estão sempre dispostas a dedicar um tempo para ouvir, ajudar, acolher o outro, pois são solidárias. Ao contrário do que possa parecer, não são egoístas, apenas se aproximam da vida alheia para torná-la melhor.

Não é à toa que nos sentimos tão bem perto dessas pessoas que somente cuidam das nossas vidas quando pedimos ou quando percebem que estamos chateados, tristes. São pessoas bem vindas, que nos provocam sorrisos espontâneos, que tornam a vida menos pesada, menos perigosa. Embora não consigamos evitar por completo as pessoas desagradáveis e enxeridas, sempre poderemos contar com o apoio acalentador e prazeroso daqueles que nos somam coisas boas. Por eles é que a vida vale a pena.

TEXTO ORIGINAL DE CONTIOUTRA

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Especialistas dizem ter encontrado um novo perfil de personalidade que não é introvertido nem extrovertido

Nova categoria de personalidade surpreende psiquiatras e quebra a lógica introvertido/extrovertido 🤔

10 horas ago

Harvard revela a atividade física considerada ‘perfeita para a vida toda’ — e não é a que você pensa

Essa atividade simples foi eleita por Harvard como a melhor para praticar pelo resto da…

10 horas ago

Psicóloga revela por que quem só usa WhatsApp e evita ligações tem mais controle emocional e mental

📲 Preferir WhatsApp a ligação pode revelar inteligência emocional mais alta, diz psicóloga

2 dias ago

A frase de 2 palavras que acalma qualquer criança em segundos — e a neuropsicologia explica por quê!

A frase de apenas 2 palavras que regula o cérebro infantil em segundos — revelação…

2 dias ago

“Detox vacinal” virou caso de polícia? Ministério da Saúde expõe riscos e fraude por trás da prática!

Ministério expõe farsa do “detox vacinal”: zero eficácia, riscos reais e possibilidade de crime 🚨

2 dias ago

Quando tudo desaba: existe atendimento imediato para te amparar

Se você precisa de ajuda hoje, há atendimento psicológico imediato pronto para acolher seu momento.…

6 dias ago