DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Polícia investiga homem suspeito de assediar mais de 70 psicólogas em consultas forjadas

A psicóloga Liliany Souza, de 37 anos, usou as redes sociais em maio deste ano para denunciar um homem que se passava por paciente e acaba assediando as profissionais durante consultas on-line. A partir daí, mais de 70 mulheres relataram terem sido vítimas do mesmo sujeito, que se apresenta como Lucas Silva Dornelles, de 34 anos, e moraria no Rio Grande do Sul.

Relatos recebidos por Liliany dão conta de que o suspeito já age há pelo menos dois anos e fez vítimas em 12 estados. Cinco das profissionais já foram ouvidas pelo Ministério Público de São Paulo, numa denúncia coletiva, e também já há uma investigação aberta pela 3ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), também em SP.

“Ele dava o nome completo. Consegui os dados com as primeiras vítimas. No início, preenchia a ficha (de paciente). A minha não preencheu e de muitas outras também”, contou Liliany.

A psicóloga teve contato com Dornelles em fevereiro deste ano. O suspeito contatou a profissional num domingo, por volta das 22h30, pedindo insistentemente uma consulta de urgência. Em disse ter uma deficiência física e ter dificuldade em ser olhado pelas mulheres:

“A gente acredita que pode ser um paciente em crise. Mas fui juntando os pedaços e o que me salvou é que eu cobro a primeira consulta. Pedi que me preenchesse a ficha e mandasse o comprovante de pagamento que ai, então, marcaria a consulta. Ele começou a falar ofensas. Disse que mostrava meu peito na foto para seduzir, me chamou de vagabunda e de tudo mais que você possa imaginar.”

Suspeito agiria há pelo menos dois anos e teria assediado vítimas em 12 estados diferentes – Foto: Reprodução

Abalada, Liliany bloqueou e denunciou o sujeito, perdendo, assim, as mensagens enviadas por ele. Ela fez seu primeiro relato sobre o ocorrido no Instagram. Em abril, a psicóloga foi chamada para participar de uma roda de conversa on-line organizada pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Na ocasião, conheceu Letícia Martins de Oliveira, de 27 anos, também assediada pelo suspeito.

“Fiz outro post sobre o assunto no início de maio e viralizou. Nos comentários, um relato pior que o outro”, relatou a psicóloga.

Nessa nova postagem nas redes sociais, uma pessoa enviou nos comentários um print da conversa com Dornelles. Liliany o reconheceu imediatamente. E seguiu recebendo relatos de abusos cometidos pelo homem:

“O que fica muito claro é que não se trata de uma patologia. É um homem numa sociedade patriarcal e machista que está atacando mulheres em seu local de trabalho.”

Por meio de nota, a Polícia Civil de São Paulo informou ao GLOBO que “diligências estão em andamento visando ao esclarecimento do fato. Detalhes serão preservados para garantir a autonomia do trabalho policial”.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Yahoo!
Fotos: Reprodução.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Demorou dois anos pra estrear — e bastou uma semana na Netflix pra virar sensação nacional

Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…

5 dias ago

Essa produção da Netflix tem menos de 90 minutos — e vai bagunçar sua cabeça por dias

Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…

5 dias ago

Parece só mais um drama comum… até você perceber que está emocionalmente destruída no último episódio (imperdível)

Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…

5 dias ago

Estado psicológico de um time: você precisa checá-lo antes de uma aposta?

Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…

2 semanas ago

Nova série sobre Bolaños expõe que o criador de Chaves “não era um santo”, diz diretor

Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…

2 semanas ago

Desviar o olhar é mentira, vergonha ou timidez? Psicólogos revelam o que isso indica

Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…

2 semanas ago