COMPORTAMENTO

Por que dormir mais de 7 horas pode ajudar a perder peso

Quando a questão é controlar o peso, normalmente recorremos a dietas e exercícios. Mas diversos estudos científicos sugerem que, se o objetivo é reduzir as calorias, também devemos prestar atenção na quantidade de sono. Uma pesquisa recente da universidade britânica King’s College London revisou dezenas de pequenos estudos sobre a relação entre uma boa noite de sono e o apetite.

Embora nem todos sejam afetados da mesma maneira, a pesquisa conclui que, em geral, dormir menos de sete horas por noite leva as pessoas a comerem muito mais. O programa da BBC Trust me, I’m a doctor (“Confie em mim, sou médico”, em tradução livre para o português), realizou um pequeno experimento com quatro pessoas para testar essa teoria.

O teste mostrou que os três voluntários que tiveram o sono interrompido diversas vezes durante a noite, graças a um bebê de brinquedo pré-programado para chorar regularmente, comeram mais do que o habitual no café da manhã e/ou escolheram alimentos menos saudáveis. Em contrapartida, o voluntário sortudo que dormiu bem fez sua refeição como de costume. Por quê?

Segundo os pesquisadores, uma noite de sono interrompido afeta dois hormônios-chave relacionados à fome. Uma boa noite de sono pode ajudar a enfrentar melhor os dilemas de alimentação cotidianos. Por um lado, gera um aumento do hormônio grelina, que estimula determinados neurônios hipotalâmicos, provocando um aumento do apetite. Por outro, suprime um hormônio chamado leptina, que normalmente emite um sinal que informa ao hipotálamo que o corpo já tem reservas suficientes, ou seja, que estamos saciados, e o apetite deve ser inibido.

Além disso, alguns estudos sugerem que, quando somos expostos à comida em um estado de privação do sono, há uma ativação maior em áreas do cérebro associadas com recompensa.

Isso pode fazer com que escolhamos alimentos com maior teor de açúcar e gordura, ao invés de outras opções mais saudáveis. Todos esses fatores ajudam a explicar por que, a longo prazo, existe uma forte ligação entre dormir mal, aumento de peso e outros problemas de saúde, como diabetes tipo 2. Assim, a recomendação dos médicos do programa da BBC é que, se você tem problemas para manter o peso ou para resistir à tentação de alimentos menos saudáveis, considere aumentar suas horas de sono.

Pode ser uma forma fácil, barata e agradável de fazer a diferença na dieta.

Imagem de capa: Shutterstock/slonme

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Crianças isoladas pelos pais por mais de três anos fizeram desenhos assustadores durante o cativeiro

Os pais maniveram seus três filhos em cativeiro por mais de três anos com medo…

6 horas ago

Advogada do Maníaco do Parque é contra a soltura dele em 2028: “Por mim ficará preso para sempre”

Francisco de Assis Pereira, o Maníaco do Parque, pode ser solto em 2028. Advogada é…

6 horas ago

A carta memorável em que Frida Kahlo decreta o fim da relação com Diego Rivera

Em palavras cortantes e apaixonadas, Frida Kahlo sela o fim de sua história com Diego…

1 dia ago

Mariana Rios faz honesto desabafo sobre ser mãe tentante: “Não foi fácil expor

Atriz compartilha jornada como mãe tentante e fala sobre planejamento familiar, congelamento de óvulos e…

1 dia ago

Síndrome de Fortunata: O que a psicologia revela sobre quem se apaixona por pessoas casadas

Inspirada na obra Fortunata y Jacinta, do escritor espanhol Benito Pérez Galdós, a chamada síndrome de Fortunata tem…

2 dias ago

Psicanalista analisa relação de Nicolas Prattes com filha de Sabrina Sato: “Eles devem estabelecer limites”

“A maneira como a criança percebe as figuras parentais tem um papel crucial em formar…

2 dias ago