Muitas pessoas ainda acreditam que buscar psicoterapia é assumir-se “louco”, quando na verdade buscar terapia é um ato de coragem de pessoas humanas, que desejam adquirir autoconhecimento, melhorar suas relações, compreender seus sentimentos.

Ou você, sendo “normal”, nunca  se sentiu angustiado, ansioso, confuso, culpado, perdido ou sobrecarregado?

Sintomas que envolvem ansiedades, compulsões, estresse, depressões, fobias podem ser tratados pela psicoterapia. Além de problemas de relacionamento, frustrações com a vida pessoal, familiar, profissional e até mesmo perdas, dificuldades de adaptação e aprendizagem, ou seja, tudo aquilo que consome nossa energia e que pode nos impedir de levar uma vida saudável…

Durante a psicoterapia, o papel do psicólogo é conduzir você a um processo de autoconhecimento para que você possa olhar-se de frente e se expressar na sua singularidade, considerando que os seus sintomas podem ser compreendidos a partir de suas experiências de vida, de seus vínculos afetivos e de suas relações consigo e com o mundo.

Portanto, fazer psicoterapia é realizar um investimento em você e na sua qualidade de vida.

MAS, as pessoas se perguntam: por que falar sobre minhas dificuldades para um estranho ao invés de falar para um amigo?

Porque um amigo ou familiar é alguém que faz parte de sua história de vida, que não está preparado para te ouvir sem julgar, sem criar expectativas a seu respeito, sem comparar a sua situação com a dele (a). O psicólogo é alguém que se preparou para te escutar até mesmo naqueles assuntos mais difíceis de falar, para intervir e para ajuda-lo a despertar suas potencialidades e a perceber o quanto você é especial e o quanto pode evoluir e crescer ao aprender a lidar com suas emoções.

MAS, vem aí outro “MAS”: o custo da terapia. Assim como o médico, o dentista, o nutricionista, o educador físico e tantos outros profissionais, o psicólogo é um profissional que estudou e continua estudando, que conhece técnicas para te ajudar, que dispõe de um lugar seguro e que utiliza-se de ferramentas e instrumentos muitas vezes não mensuráveis, mas que fazem com que os seus serviços tenham valor, um valor que pode ser comparado ao custo de um jantar com amigos, ao custo de uma ida ao salão de beleza, etc. e, que pode significar muito pouco perto daquilo que você pode conquistar a partir dos ganhos que você obterá com a psicoterapia.

Resumindo, muitos de nossos problemas acontecem porque não compreendemos como funciona a mente que nos habita ou não entendemos porque agimos de determinada maneira e o psicólogo pode nos ajudar nisso.
No fim das contas, a única exigência para buscar terapia é ser um ser humano normal…

Audrey Vanessa Barbosa

Psicóloga clínica de abordagem psicanalítica na cidade de Limeira-SP; possui Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela FCA- UNICAMP; ministra palestras com temáticas voltadas ao desenvolvimento humano. Também possui formação em Administração de Empresas e experiência na área de RH (Recrutamento & Seleção e Treinamento e Desenvolvimento).

Recent Posts

‘Ela é de quem?’: pai negro expõe os comentários cruéis que ouve por ter filha albina

Pai negro revela o que escuta nas ruas por ter uma filha albina — e…

1 dia ago

Um psicólogo best-seller alerta: essa crença comum pode estar sabotando sua felicidade

Essa ideia sobre felicidade parece inofensiva — mas é a maior armadilha, segundo psicólogo best-seller

2 dias ago

O roteiro dessa série brinca com sua atenção de um jeito que quase ninguém percebe

Essa série te faz prestar atenção em tudo — menos no detalhe que realmente muda…

2 dias ago

Você pode até não notar, mas essas 5 coisas definem como as mulheres te enxergam

Mulheres não falam, mas reparam nessas 5 coisas logo no primeiro contato

4 dias ago

O cérebro humano evoluiu rápido demais — e o autismo pode ser parte do preço pago

E se o autismo for consequência direta da evolução da inteligência humana?

4 dias ago