A partir de setembro, a primeira-dama da França, Brigitte Macron, voltará às salas de aula para ensinar literatura para adultos desempregados. A ação faz parte de um projeto apresentado pela esposa de Emmanuel Macron em maio deste ano.
O projeto consiste na inauguração da primeira escola para adultos na cidade de Clichy-sous-Bois, subúrbio pobre de Paris. O segundo centro abrirá em 2020 na região rural de Valence, no Sudeste da França.
Estes institutos, que oferecem formação gratuita para até 50 adultos desempregados com idades entre 25 a 30 anos, serão financiado pela multinacional LVMH, cujo dono é o magnata Bernard Arnault. O conglomerado de artigos de luxo é proprietário de marcas como Louis Vuitton e Sephora.
Brigitte Macron, de 66 anos, explicou que o objetivo dessas escolas é dar aos estudantes “a base para entrar no mundo do trabalho”.
— As aulas não serão como as que eu ensinava antes, mas mais interativas, próximas ao estilo anglossaxão — disse Brigitte. — Sabemos que eles precisam conhecer as quatro operações matemáticas, saber escrever francês, expressar-se, construir argumentos em um texto escrito. Mas também quero dar a eles um gostinho de literatura.
A primeira-dama conheceu o presidente francês, Emmanuel Macron, em uma prestigiada escola de ensino médio em Amiens, no Norte da França. O futuro presidente francês foi seu aluno quando tinha 15 anos, e ela, 40.
A primeira-dama disse que outras empresas privadas, como a Total, do ramo energético, estavam interessadas em seguir o exemplo da LVMH e patrocinar outras escolas para adultos.
— Vamos duplicar o número de unidades — prometeu.
Brigitte Macron manteve-se discreta desde a vitória de seu marido nas eleições de maio de 2017. Ela o acompanha em suas viagens ao exterior e em alguns compromissos presidenciais de nível nacional, mas deu poucas entrevistas.
Em seus dois anos como primeira dama, Brigitte Macron também esteve envolvida em outras causas, como a luta contra o bullying.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Extra.
Foto destacada: MARTIN BUREAU / STF.
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…