A professora Sandra Cristina confeccionou um caderno feito apenas de elogios, com o objetivo de melhorar a autoestima e autoconfiança de seus alunos em Maxaranguape, cidade do litoral do Rio Grande do Norte. A professora e a turma do quinto ano do Ensino Fundamental fizeram os cadernos com folhas de rascunho e decoraram com recortes, colagens e desenhos. Relata o Porvir.Org.
A turma escreve, diariamente no início ou no final da aula, elogios para os colegas, para os funcionários da escola e para seus familiares. “É um momento grandioso, que além de estimular a leitura e a escrita, ainda ajuda a melhorar o relacionamento na escola”, conta Sandra. A professora fala que a prática, também nomeada de “correio da amizade”, elevou a concentração das crianças nas atividades escolares e que outros professores estão aderindo a ideia.
“O projeto está sendo ampliado, e outros professores dos anos finais do ensino fundamental estão trabalhando com essa ideia. O caderno de elogios também é usado pela equipe pedagógica e os demais funcionários da escola. Nós deixamos ele na sala dos professores e em algum momento do dia exaltamos as qualidades dos nossos colegas para manter um ambiente de convívio harmonioso”, explica.
Tendo 20 anos de sala de aula, Sandra faz seu caderno de elogios há dez. Ela diz que tudo começou quando começou a se colocar no lugar dos alunos. Segundo Sandra, as crianças passam uma manhã inteira levando broncas, fazendo tudo o que os professores pedem e são proibidas de conversar com o colega que senta ao lado.
Sua ideia trouxe mudanças que confirmam a importância de relações fundamentadas no afeto para uma formação integral, que vai muito além de boas notas. Tão importante quanto desempenho, é a formação de pessoas que se valorizam e são empáticas com os outros.
“Com uma educação emocional e afetiva, tento preparar as crianças para um mundo novo”, conclui Sandra.
Com informações de Porvir.Org
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