Por Daiana Rauber
Entre tantas outras competências do psicólogo, uma delas é a psicoterapia. E a psicoterapia pode ser muito útil para você. Entenda como!
Esse é o Jair. Jair não é louco. Nem maluco. Nem pirado. Talvez não possamos dizer que Jair se encaixa em todos os padrões da sociedade – mas, afinal, quem poderia ou gostaria?. O que Jair realmente quer saber é quem ele é. Saber como funciona seus pensamentos e emoções. Entender melhor coisas que já aconteceram na sua vida e a situação que vive atualmente. Jair quer se desenvolver e ser cada vez mais saudável nos seus relacionamentos, no seu trabalho, nas suas amizades, com sua família e ter prazer nas atividades do seu dia a dia. Jair quer potencializar suas habilidades e desfrutar dos seus desejos e sonhos. É por esses motivos que o Jair faz psicoterapia. E, afinal de contas, você deve ter os seus próprios motivos. Então, não deixe para depois. Invista em você, faça psicoterapia.
(https://www.youtube.com/watch?v=BNEbbNmiO10&feature=youtu.be)
A partir desta introdução, podemos começar a desconstruir a ideia de que o trabalho do psicólogo é apenas para transtornos e doenças mentais graves. Também é, e este é um trabalho muito importante, com certeza. Mas, além disso, o psicólogo trabalha principalmente com a saúde. O foco da psicoterapia nos dois casos é a saúde.
Quando falamos em saúde na psicologia, compreendemos uma série de questões e entre elas podemos citar: o autoconhecimento, bem-estar, relacionamentos saudáveis, boa comunicação e expressão de si mesmo, estabilidade emocional, prazer, entre tantos outros.
Para alcançar ou se aproximar cada vez mais disso, precisamos trabalhar a forma com que nossos pensamentos e sentimentos funcionam; como compreendemos as situações do nosso passado e do nosso presente; a maneira com que nos responsabilizamos por nossas escolhas e atitudes; a reflexão sobre nossos desejos e comportamentos; como lidamos com o sofrimento, com a tristeza, com os conflitos e também como nos permitimos apreciar e desfrutar das alegrias e dos momentos prazerosos da nossa vida.
Realizar esse trabalho significa que você irá destinar tempo e energia para você mesmo. Também que irá despertar tanto para as suas luzes quanto para suas sombras, compreender melhor aspectos positivos e negativos. O que é muito importante, pois trazer estas questões para a consciência é o que possibilita a evolução, a superação e no decorrer deste processo, a integração do seu ser de maneira única e particular.
Neste sentido, a psicoterapia é uma prática que utiliza os conhecimentos teóricos e práticos da psicologia, com parâmetros técnicos e éticos, para o propósito de promover a saúde mental. Procure um profissional sério e competente para construir junto com você essa trajetória!
Mais da autora no site PsicoLeitura
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…