Quando procurar um psicólogo?

Por Daiana Rauber

Entre tantas outras competências do psicólogo, uma delas é a psicoterapia. E a psicoterapia pode ser muito útil para você. Entenda como!

Esse é o Jair. Jair não é louco. Nem maluco. Nem pirado. Talvez não possamos dizer que Jair se encaixa em todos os padrões da sociedade – mas, afinal, quem poderia ou gostaria?. O que Jair realmente quer saber é quem ele é. Saber como funciona seus pensamentos e emoções. Entender melhor coisas que já aconteceram na sua vida e a situação que vive atualmente. Jair quer se desenvolver e ser cada vez mais saudável nos seus relacionamentos, no seu trabalho, nas suas amizades, com sua família e ter prazer nas atividades do seu dia a dia. Jair quer potencializar suas habilidades e desfrutar dos seus desejos e sonhos. É por esses motivos que o Jair faz psicoterapia. E, afinal de contas, você deve ter os seus próprios motivos. Então, não deixe para depois. Invista em você, faça psicoterapia.

(https://www.youtube.com/watch?v=BNEbbNmiO10&feature=youtu.be)

A partir desta introdução, podemos começar a desconstruir a ideia de que o trabalho do psicólogo é apenas para transtornos e doenças mentais graves. Também é, e este é um trabalho muito importante, com certeza. Mas, além disso, o psicólogo trabalha principalmente com a saúde. O foco da psicoterapia nos dois casos é a saúde.

Quando falamos em saúde na psicologia, compreendemos uma série de questões e entre elas podemos citar: o autoconhecimento, bem-estar, relacionamentos saudáveis, boa comunicação e expressão de si mesmo, estabilidade emocional, prazer, entre tantos outros.

Para alcançar ou se aproximar cada vez mais disso, precisamos trabalhar a forma com que nossos pensamentos e sentimentos funcionam; como compreendemos as situações do nosso passado e do nosso presente; a maneira com que nos responsabilizamos por nossas escolhas e atitudes; a reflexão sobre nossos desejos e comportamentos; como lidamos com o sofrimento, com a tristeza, com os conflitos e também como nos permitimos apreciar e desfrutar das alegrias e dos momentos prazerosos da nossa vida.

Realizar esse trabalho significa que você irá destinar tempo e energia para você mesmo. Também que irá despertar tanto para as suas luzes quanto para suas sombras, compreender melhor aspectos positivos e negativos. O que é muito importante, pois trazer estas questões para a consciência é o que possibilita a evolução, a superação e no decorrer deste processo, a integração do seu ser de maneira única e particular.

Neste sentido, a psicoterapia é uma prática que utiliza os conhecimentos teóricos e práticos da psicologia, com parâmetros técnicos e éticos, para o propósito de promover a saúde mental. Procure um profissional sério e competente para construir junto com você essa trajetória!

Mais da autora no site PsicoLeitura

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Vai ser impossível não chorar: o filme da Netflix que vai te deixar de coração partido

O filme da Netflix que vai te levar às lágrimas e te deixar pensando por…

2 dias ago

Você não é tão bonito quanto pensa — o espelho engana seu cérebro (e a ciência explica por quê)

O espelho mente? A ciência revela por que você se vê melhor do que realmente…

2 dias ago

Você dorme coberto mesmo suando? A ciência explica por que seu cérebro pede isso

Dormir coberto no calor não é mania: o que o peso da manta faz com…

2 dias ago

Você está começando e terminando o dia errado — e isso pode estar destruindo sua felicidade

Dois erros diários podem estar drenando sua felicidade — veja como corrigir ainda hoje ⏰

3 dias ago

Você não gosta do Natal? A causa pode estar em algo que sua mente tenta esconder há anos

🎅🤯 Psicólogos quebram o tabu: por que tanta gente rejeita o Natal (e o motivo…

3 dias ago

Do prato ao DNA: o que estes 8 alimentos têm a ver com prevenção do câncer

O que esses 8 alimentos fazem no corpo que pode dificultar o avanço do câncer…

4 dias ago