Fabíola Simões

“Quando você menos espera, a vida te vira do avesso, e você descobre que o avesso era seu lado certo”

Sabe quando você era criança e pegava jacaré na praia? De vez em quando vinha uma onda maior e mais forte e te derrubava com tudo na areia, fazendo seu corpo girar sem norte, enquanto você se esforçava para respirar e engolia um monte de água. A onda gigante pegava-o desprevenido, não lhe dava a chance de escolher se ia, se ficava ou recuava. Ela simplesmente surgia do nada e bagunçava seu mundo, seus castelos, sua alegria.

De vez em quando a vida faz o mesmo. E a gente descobre que certas coisas acontecem sem o nosso consentimento, sem a nossa permissão, sem que a gente tenha tempo ou chance de autorizar. Certas coisas não pedem licença para ocorrer, e nos levam a acreditar que na vida não somos donos, mas meros convidados.

Porém, nem toda mudança súbita é ruim, e o que parecia uma onda gigante a te arrastar pela areia da praia pode ser o impulso que faltava para você chegar a águas mais profundas, ou o sopro necessário para você surfar em um oceano mais generoso.

Acontece da vida te virar do avesso e você descobrir que o avesso é seu lado certo. Nem sempre essa descoberta é óbvia de imediato, e pode levar algum tempo até que você descubra que aquilo que você achava tão perfeito, na verdade nunca serviu para você.

Enquanto você insiste naquilo que seria e não aceita o que é, você não enxerga as possibilidades. É como o passageiro que pega o trem errado e passa a viagem toda queixando-se da confusão, enquanto poderia usar o tempo para usufruir as novas paisagens, as novas companhias, a nova rota. Lamentar o que perdeu não muda nada, enquanto que ter jogo de cintura e otimismo para reverter a situação a nosso favor faz tudo se transformar.

Deixe a vida te virar do avesso e descubra que o avesso pode ser o lado certo para você. Quem disse que o que parecia bom para eles seria o seu lado ideal? No avesso você pode encontrar o ponto certo, a possibilidade nova, a cor mais viva. No avesso você pode adquirir um olhar novo para a vida, descobrindo que dá para ser feliz à sua maneira, perdendo o telhado mas ganhando as estrelas…

*A frase título deste texto é atribuída a Caio Fernando Abreu 

Foto de Vinicius Wiesehofer em Unsplash

Compre meu livro “Felicidade Distraída” aqui: https://amzn.to/2P8Hl2p

 

Fabíola Simões

Escritora mineira de hábitos simples, é colecionadora de diários, álbuns de fotografia e cartas escritas à mão. Tem memória seletiva, adora dedicatórias em livros, curte marchinhas de carnaval antigas e lamenta não ter tido chance de ir a um show de Renato Russo. Casada há dezessete anos e mãe de um menino que está crescendo rápido demais, Fabíola gosta de café sem açúcar, doce de leite com queijo e livros com frases que merecem ser sublinhadas. “Anos incríveis” está entre suas séries preferidas, e acredita que mais vale uma toalha de mesa repleta de manchas após uma noite feliz do que guardanapos imaculadamente alvejados guardados no fundo de uma gaveta.

Share
Published by
Fabíola Simões

Recent Posts

‘Ela é de quem?’: pai negro expõe os comentários cruéis que ouve por ter filha albina

Pai negro revela o que escuta nas ruas por ter uma filha albina — e…

4 dias ago

Um psicólogo best-seller alerta: essa crença comum pode estar sabotando sua felicidade

Essa ideia sobre felicidade parece inofensiva — mas é a maior armadilha, segundo psicólogo best-seller

5 dias ago

O roteiro dessa série brinca com sua atenção de um jeito que quase ninguém percebe

Essa série te faz prestar atenção em tudo — menos no detalhe que realmente muda…

5 dias ago

Você pode até não notar, mas essas 5 coisas definem como as mulheres te enxergam

Mulheres não falam, mas reparam nessas 5 coisas logo no primeiro contato

7 dias ago

O cérebro humano evoluiu rápido demais — e o autismo pode ser parte do preço pago

E se o autismo for consequência direta da evolução da inteligência humana?

7 dias ago