Um estudo recente revelou que quase metade dos adultos (48%) acredita que fazer novos amigos se torna uma tarefa mais desafiadora à medida que envelhecem. A pesquisa, que envolveu a entrevista de 2 mil adultos, também destacou que embora 72% manifestem o desejo de cultivar novas amizades, 17% se sentem perdidos na hora de iniciar esse processo.
Os resultados indicaram que, com o envelhecimento, 35% das pessoas experimentam uma queda na confiança, e 33% sentem nervosismo ao ponderar a ideia de estabelecer novas amizades. De forma surpreendente, 25% dos participantes afirmaram não ter feito novos amigos desde os 24 anos.
Diante desses sentimentos de solidão, 27% dos entrevistados expressaram disposição para participar de novas atividades, enquanto 18% considerariam o uso de aplicativos de encontros como uma alternativa para conhecer pessoas.
A pesquisa foi encomendada pela Beavertown, que se associou à organização Campaign Against Living Miserably (CALM) para lançar a iniciativa “Crush Loneliness this January”.
Conectando através de eventos sociais
A Beavertown e a CALM estão promovendo uma série de eventos sociais ao longo do mês, como escaladas, incentivando as pessoas a conhecerem novas pessoas e experimentarem a escalada como forma de combater a solidão.
Um porta-voz da cervejaria ressaltou a importância de superar o tabu associado à solidão, destacando que existem várias maneiras de estabelecer novas amizades.
A pesquisa também revelou que 45% dos entrevistados que se sentem mais solitários em janeiro atribuem isso ao desinteresse das pessoas em socializar após o Natal, enquanto 42% culpam a falta de eventos. Entre as razões citadas para a dificuldade de fazer amigos na vida adulta estão o fato de as pessoas já possuírem grupos de amigos estabelecidos (71%) e a redução nas saídas, comparada aos anos mais jovens (61%).
O porta-voz da Beavertown enfatizou que existem várias maneiras de fazer amigos e conhecer novas pessoas, e a iniciativa visa iniciar o ano das pessoas de maneira positiva, combatendo o tabu da solidão e promovendo amizades duradouras.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do MWN.
Foto destacada: Reprodução.
Pai negro revela o que escuta nas ruas por ter uma filha albina — e…
Veja como funciona esse 'desligar' da crise no cérebro
Essa ideia sobre felicidade parece inofensiva — mas é a maior armadilha, segundo psicólogo best-seller
Essa série te faz prestar atenção em tudo — menos no detalhe que realmente muda…
Mulheres não falam, mas reparam nessas 5 coisas logo no primeiro contato
E se o autismo for consequência direta da evolução da inteligência humana?