COLABORADORES

Rede Social não é Divã!

É muito comum abrir o Facebook ou alguma outra rede social e se deparar com alguém expondo suas lamúrias, seus descontentamentos e fragilidades em sua timeline. Ok, eu sei que existe aquele argumento de que: “a rede social é minha e eu posto o que quiser…” Tudo bem, não estou discordando disso. Mas qual é o resultado prático de tal exposição? Em que tal exposição pode te ajudar?

Por mais que você tenha amigos super atenciosos e gentis, eles certamente não representam 100% do pessoal presente em suas redes sociais. Sabemos que até existem pessoas que se interessam em ter notícias suas por nutrir algum apreço por você, mas em contrapartida, existem também outras que se interessam por pura curiosidade, que na maioria das vezes fazem julgamentos desnecessários.


Sem falar que a posição de ouvinte de um amigo, por mais carregada de boa vontade que esteja, não representa em si nenhuma técnica terapêutica, não há em uma conversa entre amigos nenhum lugar de isenção, onde na maioria das vezes só vão dizer o que você quer ouvir. Entenda que não estou desmerecendo a importância de um ombro amigo ou de uma palavra de conforto, todos nós precisamos disso em algum momento.

Se fossemos parar para pensar nos possíveis motivos que levariam a alguém expor suas dores nas “praças públicas” das redes sociais, levaríamos horas e horas, e nem assim esgotaríamos as infindáveis hipóteses, mas não é disso que se trata. A vivência clínica não permite generalizações, cada caso é único, não existem receitas mágicas que darão conta de curar a dor de todas as pessoas.

Por isso, sempre que precisar desnudar sua alma, procure alguém que realmente vai poder te oferecer ferramentas para transformar este sentimento que neste momento está te proporcionando tamanha angústia.

Procure um Psicólogo, procure um psicanalista, procure alguém que pode de fato te ajudar a se ajudar.

Imagem de capa: Shutterstock/pathdoc

Adilson Filho

Psicólogo Clínico, também atua como Orientador Profissional, pós graduando em Teoria psicanalítica e práticas clínico-institucional. Criador do Blog Vivendo a Orientação Profissional. Observador do cotidiano, apaixonado por gente, músicas, livros e animais

Recent Posts

A produção que parece filme: Anthony Hopkins estrela épico de gladiadores que já está no Brasil

Você ainda não viu nada igual: Anthony Hopkins em série de gladiadores com escala de…

1 dia ago

Você usa sal rosa? Anvisa identifica falha grave em sal do Himalaia — veja os lotes proibidos

Investigação da Anvisa derruba venda de sal do Himalaia moído — saiba se o seu…

1 dia ago

Após perder 75kg, Thaís Carla surge irreconhecível e chama atenção no Baile de Halloween da Sephora

“Nem parece a mesma!” — Thaís Carla surpreende com transformação após perder 75kg

1 dia ago

Tendências e desafios para bancos no Brasil

Lidar com a inovação tecnológica, regulação e gestão de riscos fazem parte da agenda diária…

3 dias ago

Dicas para escolher fragrâncias que combinam com sua personalidade

Saiba como montar uma perfumaria alinhada ao seu estilo pessoal, compreendendo as famílias olfativas, escolhando…

1 semana ago

Para que serve o furinho na colher de espaguete?

Ele parece um detalhe sem importância, mas o pequeno buraco no meio da colher de…

1 semana ago