DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Saiba quais são os alimentos que ajudam no combate à depressão

A depressão é um problema médico grave e altamente prevalente na população em geral. Segundo estudo epidemiológico, a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil está em torno de 15,5%. Segundo a OMS, a prevalência de depressão na rede de atenção primária de saúde é 10,4%, isoladamente ou associada a um transtorno físico.

Segundo Felipe Rizzetto, nutricionista do Hospital Federal da Lagoa (RJ), a alimentação pode ajudar muito no processo de cura da doença. “A alimentação pode ajudar diretamente na produção da serotonina, o que ajuda a aumentar o bom humor e combater os sintomas da depressão. Entretanto, vale ressaltar que ela não substitui o tratamento da doença, com a intervenção medicamentosa e terapia”, explica. Cabe ressaltar que, caso os sintomas se apresentem com maior gravidade, é imprescindível buscar a ajuda de um psiquiatra.

Saiba agora quais são os alimentos que podem ajudar a melhorar o humor e ainda são ótimos para dar uma forcinha no combate à depressão:

Ovos: Eles são uma boa fonte de vitaminas do complexo B, que colaboram com o bom humor. Recomenda-se consumir uma unidade por dia, no máximo. Aqueles que tem colesterol alto devem se preocupar com o consumo excessivo e evitar este alimento frito.

Castanha-do-pará: É rica em selênio, um poderoso agente antioxidante. A castanha pode ajudar na redução do estresse. É recomendado consumir de duas a três unidades diárias.

Nozes e amêndoas: Também são fontes ricas de selênio e ajudam a minimizar os sintomas. A recomendação é de quatro a cinco unidades de nozes ou 10 a 12 unidades de amêndoas. Também dá para fazer uma mistura dos dois sabores.

Mel: É estimulante e ajuda na produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Para usufruir dos benefícios, duas colheres de sobremesa ao dia são suficientes.

Leite e iogurte desnatado: São fontes ricas de cálcio, mineral que elimina a tensão e depressão. O cálcio ajuda a reduzir e controlar o nervosismo e a irritabilidade. É recomendado o consumo de 2 a 3 porções por dia.

Melancia, abacate, mamão, banana, tangerina e limão: Todas essas frutas são ricas em triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina. É recomendado o consumo de três a cinco porções de frutas todos os dias.

Laranja e maçã: São excelente fontes de ácido fólico, cujo consumo está associado à menor prevalência de sintomas depressivos. Além de ser rica em vitamina C, a laranja promove o melhor funcionamento do sistema nervoso, garante energia, ajuda a combater o estresse e previne a fadiga.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Blog da Saúde e Ministério da saúde.
Foto destacada: Reprodução.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Tendências e desafios para bancos no Brasil

Lidar com a inovação tecnológica, regulação e gestão de riscos fazem parte da agenda diária…

10 horas ago

Dicas para escolher fragrâncias que combinam com sua personalidade

Saiba como montar uma perfumaria alinhada ao seu estilo pessoal, compreendendo as famílias olfativas, escolhando…

4 dias ago

Para que serve o furinho na colher de espaguete?

Ele parece um detalhe sem importância, mas o pequeno buraco no meio da colher de…

5 dias ago

Você sabe o que ela ganha? Comissária de Dubai abre salário e benefícios inacreditáveis de companhia aérea

Comissária de bordo viraliza mostrando salário real e benefícios de luxo em companhia de Dubai…

5 dias ago

“Eu odiava feministas — até entender por quê”: a reviravolta de Cíntia Chagas emociona e divide opiniões

Antifeminista arrependida? Cíntia Chagas explica o que a fez repensar tudo sobre o movimento

5 dias ago

Procuro psicóloga com experiência e preço justo em Socorro e região: Josie Conti

Com atuação nacional e internacional e mais de 20 anos de experiência, Josie Conti, psicóloga…

5 dias ago