DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Sarna humana se torna ameaça para moradores de Praia Grande, no litoral Paulista

Cresce entre os moradores de Praia Grande, no litoral Paulista, as ocorrências de escabiose, que também é conhecida como sarna humana. De acordo com a Prefeirura de Praia Grande, as equipes do Programa Consultório na Rua, Saúde Ambiental e Rede de Atenção Básica da Sesap (Secretaria de Saúde Pública) realizaram, na manhã de terça-feira (25), uma ação em uma comunidade do bairro Nova Mirim para atender e orientar a população local.

Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), a scabiose é uma parasitose humana causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei variedade hominis. O contágio se dá apenas entre humanos, por contato direto com pessoa ou roupas e outros objetos contaminados. O contato deve ser prolongado para que ocorra a contaminação.

A fecundação do ácaro se dá na superfície da pele. Logo após o macho sucumbir, a fêmea penetra na pele humana, cavando um túnel, por aproximadamente 30 dias. Depois, deposita seus ovos. Quando eles eclodem, liberam as larvas que retornam à superfície da pele para completar seu ciclo evolutivo, em um processo de maturação de 21 dias.

A ‘sarna humana’ ocorre principalmente em comunidades fechadas e grupos familiares e é transmitida através do contato e, embora seja de fácil transmissão, é limitada pelo número de pessoas em convivência comum. De acordo com a Prefeitura de Praia Grande, a notificação do número de casos não é necessária pois não causa epidemias ou surtos de grandes proporções.

O principal sintoma da escabiose é a coceira ou prurido, que é sentido principalmente à noite e o diagnóstico é geralmente clínico, pelo achado dos túneis e pelas áreas características do aparecimento das lesões de escabiose. Pacientes idosos, ou já tratados com corticoides, podem ser difíceis de ser diagnosticados. Neste caso é preciso fazer uma pesquisa do parasita na pele, coletando o material nas lesões dos sulcos.

Para se prevenir, é necessário evitar contato com pessoas e roupas contaminadas. Uma vez detectado um paciente com escabiose, todos que com ele tenham contato direto devem ser examinados e tratados. Caso estejam infectados, devem também ser tratados.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de R7.
Foto:

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

‘Ela é de quem?’: pai negro expõe os comentários cruéis que ouve por ter filha albina

Pai negro revela o que escuta nas ruas por ter uma filha albina — e…

1 dia ago

Um psicólogo best-seller alerta: essa crença comum pode estar sabotando sua felicidade

Essa ideia sobre felicidade parece inofensiva — mas é a maior armadilha, segundo psicólogo best-seller

3 dias ago

O roteiro dessa série brinca com sua atenção de um jeito que quase ninguém percebe

Essa série te faz prestar atenção em tudo — menos no detalhe que realmente muda…

3 dias ago

Você pode até não notar, mas essas 5 coisas definem como as mulheres te enxergam

Mulheres não falam, mas reparam nessas 5 coisas logo no primeiro contato

4 dias ago

O cérebro humano evoluiu rápido demais — e o autismo pode ser parte do preço pago

E se o autismo for consequência direta da evolução da inteligência humana?

4 dias ago