DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Selton Mello desabafa sobre vício em remédios e anfetamina: ‘Estava drogado’

O ator Selton Mello, 51, fez um relato contundente sobre a pressão para manter um corpo magro no início dos anos 2000, quando recorreu ao uso de substâncias químicas. Em entrevista à GQ Brasil, ele detalhou como a busca por emagrecer drasticamente o levou a um ciclo perigoso de dependência.

Selton revelou que o uso de remédios para emagrecer começou durante as gravações de Lavoura Arcaica (2001), filme em que precisou perder peso de forma intensa para interpretar o personagem. “Virou uma muleta. Precisei perder muito peso, virar um esqueleto. Chegou um momento de droga, anfetamina, e comecei a parar de comer. Na reta final, entrei com diurético e só consumia líquidos”, relatou.

A dependência química também influenciou outro papel marcante na carreira do ator: o Chicó de O Auto da Compadecida (2000). “O Chicó é magrinho daquele jeito porque eu estava drogado. Virou uma roleta-russa. Parava, engordava, começava outro filme e vinha a anfetamina. Esse efeito sanfona era um amor pelos personagens e um desamor por mim mesmo”, admitiu.

O ciclo de uso de anfetaminas perdurou até 2009, quando Selton buscou ajuda médica. À época, o consumo excessivo das substâncias já não trazia os resultados desejados. Atualmente, o ator adota uma abordagem mais saudável para cuidar do corpo e da mente, mantendo uma rotina de exercícios físicos. Apesar disso, confessou que sua autoestima ainda é um ponto de atenção: “Não é lá essa Coca-Cola toda”.

Hoje, Selton Mello é um dos maiores nomes do cinema brasileiro. No momento, ele está em cartaz com Ainda Estou Aqui, filme que representa o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2025, e se prepara para o lançamento de O Auto da Compadecida 2 em dezembro, que marca o reencontro de Chicó e João Grilo (Matheus Nachtergaele).

O relato sincero do ator traz à tona uma reflexão sobre as cobranças da indústria do entretenimento e os impactos na saúde mental e física de artistas, além de destacar sua resiliência em superar os desafios do passado.

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Vai ser impossível não chorar: o filme da Netflix que vai te deixar de coração partido

O filme da Netflix que vai te levar às lágrimas e te deixar pensando por…

5 dias ago

Você não é tão bonito quanto pensa — o espelho engana seu cérebro (e a ciência explica por quê)

O espelho mente? A ciência revela por que você se vê melhor do que realmente…

5 dias ago

Você dorme coberto mesmo suando? A ciência explica por que seu cérebro pede isso

Dormir coberto no calor não é mania: o que o peso da manta faz com…

5 dias ago

Você está começando e terminando o dia errado — e isso pode estar destruindo sua felicidade

Dois erros diários podem estar drenando sua felicidade — veja como corrigir ainda hoje ⏰

7 dias ago

Você não gosta do Natal? A causa pode estar em algo que sua mente tenta esconder há anos

🎅🤯 Psicólogos quebram o tabu: por que tanta gente rejeita o Natal (e o motivo…

7 dias ago

Do prato ao DNA: o que estes 8 alimentos têm a ver com prevenção do câncer

O que esses 8 alimentos fazem no corpo que pode dificultar o avanço do câncer…

1 semana ago