Devido à pandemia do coronavírus, milhões de alunos de todas as idades ficaram sem aulas presenciais em grande parte do mundo. Muitos desses alunos não conseguiram se adaptar à modalidade virtual por não possuírem Internet em casa ou a tecnologia necessária.
Cada vez conhecemos histórias de mais professores que fazem o impossível para transmitir os seus conhecimentos e não abandonam os seus alunos nestes tempos difíceis, acções que não só demonstram a sua vocação, mas também dão esperança.
Uma protagonista dessas histórias é Miriam Mabel Lera, professora do segundo ano da Escuela Intercultural Bilingüe N ° 10, na comunidade Diaguita-Calchiquí de Amaicha del Valle, na Argentina. Miriam percebeu que nem todos os seus alunos de 7 anos têm acesso à Internet ou ao celular e foi aí que ela decidiu agir.
“Quando a quarentena começou, como todos os professores do país, estávamos vendo como íamos manter o vínculo com as crianças.”, disse Miriam à imprensa local.
“Eu disse ao chefe da comunidade que queria ver se poderia dar aulas pelo rádio, equipamento mais acessível à maioria delas. Avisei os pais e começamos nos primeiros dias de abril e felizmente deu tudo certo. Falo com os meninos e a família como se estivessem me olhando, também dou recreação com músicas que eles gostam ”, disse.
Miriam tem 38 alunos no total, e vendo que a estratégia do rádio foi bem recebida pela comunidade, mais professores aderiram ao uso dessa metodologia. Graças à ideia de Miriam, o rádio se tornou uma ferramenta fundamental para professores, alunos e seus familiares.
“Conseguimos neste tempo e desta forma avançar com o aprendizado e não cortar o elo. O melhor é que muitos idosos nos ouvem e falam que também estão aprendendo”, comentou a professora.
Miriam mostra que um professor com real vocação vale por muitos.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…