Hoje venho compartilhar com vocês um texto referente à desmistificação de alguns tabus que a sociedade carrega quanto o assunto é sexualidade na terceira idade. Cada um de nós pode viver a vida que considera satisfatória. De todos os estereótipos sociais sobre a idade avançada, a ideia de que idosos e sexo não se misturam talvez seja a mais forte.

O que acontece com o sexo nesse período de vida? Não apenas os jovens e as pessoas de meia-idade, mas também muitos idosos concluem que ele acabou. De acordo com uma pesquisa realiza por AlfrendKinsey (1894-1954) e as descobertas clínicas de Willian Masters e Virginia Jonhson, bem como as pesquisas mais recentes sobre gerontologia, demonstram que os idosos relativamente saudáveis que gostam de sexo são capazes de aproveitá-lo até a idade bem avançada e aqueles que têm problemas sexuais podem receber ajuda.

Uma senhora que assuma um evidente interesse com relação ao sexo é considerada alguém que sofre de “problemas emocionais”, se ela demonstrar que está de posse de suas faculdades mentais e ativa sexualmente, corre o risco de ser chamada de “depravada” ou ouvir que está tentando pateticamente segurar a juventude perdida. Já os homens são as principias vitimas de uma vida inteira de ênfase excessiva no desempenho físico, a masculinidade é equiparada à proeza física, quando mais velhos se julgam e são julgados pela comparação da frequência e potencia de seu desempenho sexual com as de um homem mais jovem, que raramente valoriza a experiência e a qualidade do sexo.

Frequentemente, pessoas de mais idade ficam preocupadas ou inibidas com o julgamento dos filhos e, para eles, nem sempre é fácil aceitar a sexualidade mãe e do pai. Muitos adultos continuam presos a necessidade primitiva e infantil de negar a seus pais, uma vida sexual e restringi-los a papeis puramente paternais. Outras pessoas enxergam o sexo apenas como uma forma de procriação, não de prazer e sentem que sua religião apóia essa convicção, assim a sexualidade termina com a menopausa.

Uma das causas de inibição sexual são as doenças que podem afetar diretamente a sexualidade de pessoas com mais de sessenta anos. Por exemplo: doença cardíaca; derrames; diabetes; artrite; anemia; dores lombares; hérnia ou ruptura; Parkinson; prostatite crônica; hipertensão; impotência causada por causas físicas e entre outras.

De acordo com Fraiman (1994), as idosas ao resgatar a sua auto-estima, são capazes de não se importarem com os comentários dos filhos ou do marido, referente às suas mudanças de comportamento. O cuidado com a aparência é um dos sinais mais visíveis do processo de transformação. Ao mudarem de comportamento, essas vivemum despertar de si mesmas, a descoberta do seu próprio valor como pessoa e como mulher.

Eanes Moreira dos Santos Maciel

Psicóloga clínica, (CRP 09/5798) fundadora, diretora e colunista do Descobrindo crianças que tem como objetivo descomplicar a infância sobre o olhar interprofissional. Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC – GO, Pós-graduada em Saúde da Família pela Universidade Federal de Goiás – UFG, Especialista em Terapia de Casais e Família pelo IEP/PUC-GO e em Dinâmica de Grupo e Coordenação de Equipe pelo CEAPG. Na sua trajetória profissional atuou na área de Politicas Publicas, com ênfase na área na Saúde e no Social. Ministrou aulas em cursos de especialização para o curso de Psicopedagogia. No momento atual direciono grande parte do meu tempo ao Descobrindo Crianças, visto que ele demanda uma maior dedicação.

Recent Posts

Vai ser impossível não chorar: o filme da Netflix que vai te deixar de coração partido

O filme da Netflix que vai te levar às lágrimas e te deixar pensando por…

2 dias ago

Você não é tão bonito quanto pensa — o espelho engana seu cérebro (e a ciência explica por quê)

O espelho mente? A ciência revela por que você se vê melhor do que realmente…

2 dias ago

Você dorme coberto mesmo suando? A ciência explica por que seu cérebro pede isso

Dormir coberto no calor não é mania: o que o peso da manta faz com…

2 dias ago

Você está começando e terminando o dia errado — e isso pode estar destruindo sua felicidade

Dois erros diários podem estar drenando sua felicidade — veja como corrigir ainda hoje ⏰

3 dias ago

Você não gosta do Natal? A causa pode estar em algo que sua mente tenta esconder há anos

🎅🤯 Psicólogos quebram o tabu: por que tanta gente rejeita o Natal (e o motivo…

3 dias ago

Do prato ao DNA: o que estes 8 alimentos têm a ver com prevenção do câncer

O que esses 8 alimentos fazem no corpo que pode dificultar o avanço do câncer…

4 dias ago