Hoje venho compartilhar com vocês um texto referente à desmistificação de alguns tabus que a sociedade carrega quanto o assunto é sexualidade na terceira idade. Cada um de nós pode viver a vida que considera satisfatória. De todos os estereótipos sociais sobre a idade avançada, a ideia de que idosos e sexo não se misturam talvez seja a mais forte.

O que acontece com o sexo nesse período de vida? Não apenas os jovens e as pessoas de meia-idade, mas também muitos idosos concluem que ele acabou. De acordo com uma pesquisa realiza por AlfrendKinsey (1894-1954) e as descobertas clínicas de Willian Masters e Virginia Jonhson, bem como as pesquisas mais recentes sobre gerontologia, demonstram que os idosos relativamente saudáveis que gostam de sexo são capazes de aproveitá-lo até a idade bem avançada e aqueles que têm problemas sexuais podem receber ajuda.

Uma senhora que assuma um evidente interesse com relação ao sexo é considerada alguém que sofre de “problemas emocionais”, se ela demonstrar que está de posse de suas faculdades mentais e ativa sexualmente, corre o risco de ser chamada de “depravada” ou ouvir que está tentando pateticamente segurar a juventude perdida. Já os homens são as principias vitimas de uma vida inteira de ênfase excessiva no desempenho físico, a masculinidade é equiparada à proeza física, quando mais velhos se julgam e são julgados pela comparação da frequência e potencia de seu desempenho sexual com as de um homem mais jovem, que raramente valoriza a experiência e a qualidade do sexo.

Frequentemente, pessoas de mais idade ficam preocupadas ou inibidas com o julgamento dos filhos e, para eles, nem sempre é fácil aceitar a sexualidade mãe e do pai. Muitos adultos continuam presos a necessidade primitiva e infantil de negar a seus pais, uma vida sexual e restringi-los a papeis puramente paternais. Outras pessoas enxergam o sexo apenas como uma forma de procriação, não de prazer e sentem que sua religião apóia essa convicção, assim a sexualidade termina com a menopausa.

Uma das causas de inibição sexual são as doenças que podem afetar diretamente a sexualidade de pessoas com mais de sessenta anos. Por exemplo: doença cardíaca; derrames; diabetes; artrite; anemia; dores lombares; hérnia ou ruptura; Parkinson; prostatite crônica; hipertensão; impotência causada por causas físicas e entre outras.

De acordo com Fraiman (1994), as idosas ao resgatar a sua auto-estima, são capazes de não se importarem com os comentários dos filhos ou do marido, referente às suas mudanças de comportamento. O cuidado com a aparência é um dos sinais mais visíveis do processo de transformação. Ao mudarem de comportamento, essas vivemum despertar de si mesmas, a descoberta do seu próprio valor como pessoa e como mulher.

Eanes Moreira dos Santos Maciel

Psicóloga clínica, (CRP 09/5798) fundadora, diretora e colunista do Descobrindo crianças que tem como objetivo descomplicar a infância sobre o olhar interprofissional. Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC – GO, Pós-graduada em Saúde da Família pela Universidade Federal de Goiás – UFG, Especialista em Terapia de Casais e Família pelo IEP/PUC-GO e em Dinâmica de Grupo e Coordenação de Equipe pelo CEAPG. Na sua trajetória profissional atuou na área de Politicas Publicas, com ênfase na área na Saúde e no Social. Ministrou aulas em cursos de especialização para o curso de Psicopedagogia. No momento atual direciono grande parte do meu tempo ao Descobrindo Crianças, visto que ele demanda uma maior dedicação.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

2 dias ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

2 dias ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

2 dias ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

2 dias ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

3 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

3 dias ago