O Sistema Único de Saúde (SUS) iniciou a substituição progressiva do exame papanicolau pelo teste molecular de DNA-HPV como principal método de rastreamento do câncer de colo do útero. A nova técnica, mais sensível e precisa, foi recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e promete revolucionar a prevenção da doença.
Diferente do papanicolau, que identifica alterações celulares já visíveis, o teste de DNA-HPV detecta a presença do papilomavírus humano — principal causador do câncer de colo do útero — até 10 anos antes do surgimento de lesões.
Essa capacidade de diagnóstico precoce representa um avanço importante no combate à doença. “A tecnologia de DNA para a detecção do HPV, junto ao rastreamento periódico, é mais fidedigna que o papanicolau para fazer a prevenção dessa doença”, afirma a ginecologista Sálua Calil, da Rede Mater Dei de Saúde.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a transição será feita de forma gradual, mas a expectativa é que em até 180 dias o novo exame já esteja disponível como padrão em toda a rede pública.
Durante esse período, o papanicolau ainda será utilizado em algumas regiões, enquanto os serviços se adaptam à nova tecnologia. A substituição seguirá diretrizes técnicas e de capacitação dos profissionais de saúde.
Um ponto importante é que profissionais de enfermagem já capacitados para o papanicolau poderão realizar a coleta do novo exame, com apenas um treinamento básico. “O material é um pouco diferente, mas com treinamento básico, o enfermeiro consegue fazê-lo”, explica Gabriela Giacomini, representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
Na prática, as mulheres continuarão fazendo a coleta de material do colo do útero nas unidades básicas de saúde. A principal diferença está na análise: enquanto o papanicolau busca alterações nas células, o exame de DNA-HPV verifica diretamente a presença do vírus.
A expectativa é que, com o novo método, mais casos sejam identificados precocemente, o que pode reduzir significativamente o número de mortes por câncer de colo do útero no Brasil.
Com roteiro baseado em um sucesso do Wattpad e fãs esperando há tempos, Através da…
Charlie Kaufman não faz filmes para assistir no piloto‑automático. Em Estou Pensando em Acabar com Tudo…
Tem filmes que não precisam gritar para esmagar seu emocional. Pieces of a Woman, disponível…
Nas apostas esportivas, o acesso a estatísticas e a interpretação de estatísticas nunca foi tão…
Quando uma biografia televisiva chega, ela mexe em memórias afetivas e também em gavetas que…
Alguns segundos de silêncio acompanhados de olhos que escapam para a lateral podem mudar o…